Revista Intrínsecos 021 - Junho/2020

Revista Intrínsecos 021 - Junho/2020

Compartilhe


Revista Intrínsecos 021 - Junho/2020


A Vida Mentirosa dos Adultos - Elena Ferrante




Certo dia Giovanna ouve o pai dizer que ela é feia. Era uma conversa privada entre seus pais, uma conversa que ela não deveria ouvir, uma conversa que mudará sua vida. A garota de doze anos parte então ao encontro de Vittoria, a tia com quem seu pai estava rompido e cuja feiura comparava justamente à da filha, e daí segue-se a descobertas de outras tantas inconfidências familiares que marcarão o caminho de Giovanna nos complicados anos da adolescência. A vida mentirosa dos adultos, novo romance de Elena Ferrante, autora da celebrada Tetralogia Napolitana, é uma investigação sutil e sensível sobre esse período conflituoso da vida e sobre o esforço de afrontar expectativas familiares e sociais em busca da própria identidade. Esta edição da revista intrínsecos traz quatro ensaios que oferecem perspectivas diversas e instigantes para melhor apreciar a obra. A curiosidade midiática em torno da identidade de Elena Ferrante serve de mote para um texto sobre autorias disputadas (ou inventadas) ao longo da história da literatura. Nápoles, que ocupa lugar central na obra da escritora, é objeto de um ensaio critico no qual se consideram as diferenças sociais e linguísticas que atravessam a cidade. E o tema da juventude é abordado em dois textos: um artigo que, da perspectiva psicanalítica, demonstra como é importante que os adolescentes confrontem as ficções (às vezes bem-intencionadas) criadas por seus pais, e um ensaio sobre como a figura do jovem se desenvolveu na literatura, de Goethe a J.D. Salinger. Como Giovanna, temos muito a descobrir.

A revista Intrínsecos é uma publicação exclusiva do clube de assinatura da editora Intrínseca e chega os leitores mensalmente acompanhando o livro distribuído pelo clube.

pág.04 - As difuldades de se tornar mulher / sinopse
pág.06 - O mistério Elena Ferrante / perfil
pág.10 - As margens de Nápoles / ensaio
pág.16 - A idade da decepção / comportamento
pág.20 - A invenção da juventude / ensaio
pág.24 - Questão de identidade / artigo

Ficção / Ficção / Entretenimento / Entretenimento

Edições (1)

ver mais
Revista Intrínsecos 021 - Junho/2020

Similares


Resenhas para Revista Intrínsecos 021 - Junho/2020 (6)

ver mais
Muito bem feita
on 12/6/20


Se a revista já tem uma qualidade incrível imagine a leitura (que ainda vou iniciar). Artigos realizados por psicanalistas, filósofos, mestre em literatura italiana além dos jornalistas. Tudo de forma introdutória ao universo de a vida mentirosa dos adultos. Sem falar nas ilustrações. Adorei.... leia mais

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam1
Avaliações 4.1 / 54
5
ranking 39
39%
4
ranking 44
44%
3
ranking 17
17%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

8%

92%

Samanta Gerlach
cadastrou em:
31/05/2020 20:10:39
Samanta Gerlach
editou em:
30/07/2020 11:39:48