Casa Minimalista

Casa Minimalista



Resenhas - Casa Minimalista


3 encontrados | exibindo 1 a 3


Debora 04/02/2020

null
Bem didático, pra quem está iniciando no minimalista este livro contém dicas práticas para aplicar no seu lar.
comentários(0)comente



Davi.Paiva 26/06/2022

A ponta do iceberg para quem quer entender o que é o minimalismo
A ideia foi muito boa. O autor é brasileiro, o que o faz ser mais próximo de nós que uma Marie Kondo da vida. Além do mais, ele faz uma boa introdução e possui fundamentos tradicionais dos minimalistas (como só guardar o que te faz feliz) bem como inéditos (como aplicar o conceito "Danshari", ensinado no livro).

O problema? As justificativas.

O autor passa uma enorme lista de coisas para uma pessoa se desfazer. O problema é dizer por que alguém deve se desfazer delas.

Depois ele diz o que vendeu/doou. Ficaria legal se ele dissesse de forma mais aprofundada por qual motivo fez isso e como se virou sem tais produtos...

Em suma, "Casa Minimalista" é a ponta do iceberg para quem quer entender o que é o minimalismo. Mas infelizmente, para uma melhor compreensão, vai ser preciso ver uns documentários sobre a estratégia organizacional para melhor aplicação.

Sem mais.
comentários(0)comente



Elimar.Bezerra 05/10/2020

Simples, mas objetivo
Wagner Travassos é um brasileiro corretor de imóveis que após perceber o rumo que sua vida estava tomando resolveu aplicar o minimalismo em sua vida (a ideia do menos é mais). Em sua experiência na profissão visitou centenas de residências ao longo dos anos que o levaram a pensar na dualidade do ser humano e em como nos habituamos a tudo o que é bom e a tudo o que é ruim. O hábito, segundo ele, forma a excelência ou a destruição. O autor traz um conceito oriental importante: DANSHARI, que é a consciência de viver com o que precisa, abandonar hábitos compulsivos e desapegar de coisas que não fazem mais sentido na vida. É um livro bem pequeno, no entanto, o autor consegue em pouquíssimas páginas tratar sobre o consumismo e estilo de vida voltado ao simples com propriedade.
*Citações:
1) “O consumo em si não é mal. O problema é quando ele se torna patológico. O consumismo, que seria o lado negro da força‟ nesta dualidade, gera adultos infelizes. Gera pessoas que buscam alegria na próxima aquisição, na nova posse, no ter, no possuir. O problema é que essa euforia passa rapidamente. Daí, parte-se em busca de uma nova aquisição, para termos novamente aquele pico de uma pseudo alegria que nos torna constantemente infelizes. É como se trocássemos a joia preciosa da felicidade genuína (relacionamentos, propósito, experiências), pela joia de vidro do consumismo (caos financeiro, desvios Casa Minimalista, psicológicos, comparações, inveja, dificuldades de relacionamento, etc).
2) “Quando chegamos a esta breve conclusão, na minha perspectiva, quer dizer que o objeto adquirido já nos "atacou", já nos agarrou pelo pescoço e começa a estrangular um bocadinho de cada vez... por exemplo, um belo tapete, que custou os olhos da cara, começa a estabelecer regras na casa na pessoa que o adquiriu, ou seja, não se pode pisar porque estraga, não se pode comer perto dele porque se cai qualquer coisa em cima dele faz nódoa, tem de se mandar limpar numa empresa adequada, enfim, um sem número de regras que passa a haver por causa do Sr. Tapetinho... isto parece parvo não é? mas não podia ser mais real... para não falar de sofás, aparelhos domésticos caríssimos e por sinal complicadíssimos de trabalhar, que nos fazem passar do papel de proprietários para o papel de súbditos ou vassalos.”
comentários(0)comente



3 encontrados | exibindo 1 a 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR