Aventuras na História Nº 209 (Outubro de 2020)

Aventuras na História Nº 209 (Outubro de 2020)



Resenhas - Aventuras na História Nº 209 (Outubro de 2020)


2 encontrados | exibindo 1 a 2


AndradeFS.Ju 02/02/2021

Seria 2020 o pior ano da história? Provavelmente para quem o viveu, mas não do mundo, pois 536 prova que as coisas ruins podem ficar muito mais ruins. A matéria sobre a maldição da múmia também é muito interessante. Corajoso era quem comprava.
comentários(0)comente



z..... 24/10/2020

Outubro de 2020
Não tinha conhecimento do recorte temporal da reportagem de capa (536), descrito como ano de catástrofes de impactos consideráveis ao ambiente natural e humanidade.
Em linhas gerais, uma névoa densa se espalhou no planeta, o clima foi afetado, tornando-se mais frio (no que ficou conhecido como "pequena era do gelo"), impactando a agricultura, seguindo-se episódios de fome e epidemias oportunistas diante do quadro de alimentação deficiente.
Assunto instigante. Pena que o texto foi pouco elucidativo, tratando como mistério não resolvido, deixando as causas no subjetivismo em hipóteses diversas, como: queda de meteoro, erupção de mega vulcão na Irlanda (cujo nome e peculiaridades não teve abordagem) ou múltiplas erupções nos diferentes continentes no mesmo contexto (a probabilidade mais aceitável).
Oras! Acredito que a ciência moderna tenha respostas mais objetivas para esse contexto. A revista tratou de maneira muito especulativa.

"80 anos do Pelé"
Gosto das reportagens no campo esportivo e esta trouxe curiosidades diversas sobre o famoso jogador.
Uma delas é que o apelido veio da referência ao goleiro Bilé, de time mineiro, que o tenro Edson chamava de maneira que soava como Pelé. Falando em Edison, o nome foi homenagem ao famoso inventor americano. Assim foi descrito...
O que realmente despertou meu interesse foi querer assistir a seus filmes, A revista relacionou 10, mas já vi reportagem de TV que citou 18. Ah, tem filmes na década de 1960 e com participação de famosos como Stallone.
Gosto de ver também os infindáveis debates sobre o melhor dos melhores no futebol. Uns dizem fulano, outros ciclano e outros, beltrano. E há aqueles que diminuem a qualidade do futebol das antigas, dizendo que se um Messi ou CR7 vivessem naquela época iam estraçalhar... Oras! Cada um tem o desafio em seu contexto... Mas tem um detalhe aí: o contexto pode ser diferente, mas os fundamentos do futebol valem para todos. Pelé era bom de cabeçada, chutava bem com os dois pés, tinha exímio controle de bola nos dribles em velocidade, o preparo físico era impressionante (tipo máquina de um que ovacionam hoje) e, principalmente, teve percentual de gol inigualável até hoje, como também conquistas espetaculares. Supercraques de hoje, no paralelo dos fundamentos, perdem de goleada. E a questão das faltas, hein? Pelé era caçado rotineiramente, jogando boa parte de sua carreira quando nem existia punição dos faltosos com cartão amarelo ou vermelho. Para mim foi o melhor jogador e, no meu limitado entendimento e achismo, acredito que o Ronaldinho Gaúcho poderia ter feito história gloriosa parecida. Nos fundamentos acredito que foi o Pelé do século atual.

"Quem matou mais: Deus ou o diabo?"
Que artigo horrível! A Bíblia é um livro para ser lido dentro de um contexto, não isoladamente, onde vemos que Deus veio para conceder vida e a morte decorre de nossos pecados.

Parabéns pela conquista dos historiadores!

Legal também a seção Galeria, com imagens de cabelos afros muito estilosos!
Vou deixar o registro de que tem um filme (citado) com história pouco conhecida, que muitos como eu nunca ouviram falar. Pudera, pois é conhecimento que se perpetuou através da oralidade e a diretora Juh Almeida trouxe para "Irun Ori", sobre a história de cortes e penteados que as mulheres faziam como um tipo de mapa para chegar aos quilombos. Os trançados na cabeça tinham essas informações.
Que coisa curiosa e interessante... Quero muito assistir. Tá anotado...

Mais uma leitura no contexto da quarentena em Macapá...
Fim da resenha, justo na hora que vai começar um filme que vi, de outra feita, indicado na revista também: "Os orfãos", baseado no clássico "A outra volta do parafuso"... Agora, no Telecine... By!
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR