Superinteressante Nº 422 (Dezembro de 2020)

Superinteressante Nº 422 (Dezembro de 2020)



Resenhas - Superinteressante Nº 422 (Dezembro de 2020)


1 encontrados | exibindo 1 a 1


z..... 30/12/2020

Dezembro de 2020
"Guia para um final de ano pandêmico"
Cuidado nunca é demais. Entremos no novo ano com essa disposição. O festejo alienado de hoje pode tornar-se o sofrimento lamentoso de amanhã...

"Sapiens: o nascimento da humanidade"
Gostaria de encontrar essa HQ ano que vem, do historiador israelense Yuval Noah. Foi idealizada em 4 volumes, instiga a criticidade de maneira divertida, concordando-se ou não, e o registro é sugestão de leitura.

Do Oráculo curti "Vou poder tomar duas vacinas diferentes para Covid?"
Para se criar barreira contra a pandemia pelo menos 60% da população tem que ser vacinada; de início a demanda vai ser maior que a oferta; cada vacina tem suas peculiaridades; estas podem se anular quando sobrepostas; serão criados protocolos de controle da vacinação. Então, tal qual as responsabilidades individuais na pandemia, cada um seja vacinado na mesma disposição.
A resposta é óbvia...

"E se a Bíblia virasse nossa constituição?"
O artigo foi criado em mentalidade legalista, que passa a percepção da Bíblia como um livro de regras e como se só existisse Levítico. Tudo tem um contexto, mas não quero tratar disso. Coloquemos a pergunta em um plano pessoal, que considero mais interessante: e se cada um de nós vivesse em comunhão verdadeira com Deus?

"A saga da bebida que pisca"
Breve história da champanhe (ou será do champanhe?), que passou pela fama de "vinho estragado por bolhas", na antiguidade, até o estrelato comemorativo a partir da Idade Moderna, onde a fascinação da nobreza, como reis da Inglaterra e França, influencers em seu tempo, deu na moda da bebida.

"Humboldt, ilustre desconhecido"
Pelo que foi apresentado, foi admirável cientista no século 19, com ideias tão bem aceitas e inovadoras que tornaram-se pensamento comum, nem sempre reconhecedor da fonte (o que tornava seu nome pouco difundido). Estudioso viajado, um de seus méritos foi percepção do mundo natural através de elementos que constituíam um padrão. Dessa forma, a geografia em suas semelhanças e contrastes mundo afora foi sendo compreendida e estabelecida em metodologia racional. Os dados que registrou são também importantes para descobertas atuais, como alterações nos biomas, derretimento de geleiras e caracterização de certas montanhas.

"A química do sono"
Sobre a insônia cada vez mais presente em boa parte da população, com desdobramentos relacionados ao uso de medicações e possíveis complicações.
Recentemente a revista Galileu dissertou também sobre o assunto, mas direcionou ao lado comercial, por conta do favorecimento em nosso país a pesquisas diversas (dificultadas em outros pela lei) e uso indiscriminado de medicações, devido leis mais tolerantes. Esse comércio legal (não legal para a saúde) foi chamado de Mercado do Sofrimento.
Na Superinteressante a reportagem destacou a fisiopatologia desenvolvida pelo uso crescente de drogas (medicamentos) relacionadas à insônia.
Nas complicações, dependência medicamentosa do organismo, complicações renais, medicações tornando-se inócuas, overdose, entre outros aspectos específicos a determinada medicação (como ansiedade e tendência ao suicídio)
O texto encerra ressaltando a importância da saúde mental, atividades físicas e alimentação saudável, no contexto de estresse e aceleramentos que vivemos, instigantes à insônia.

Leitura no contexto da pandemia em Macapá...
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR