O Carmelo Interior

O Carmelo Interior



Resenhas - Carmelo interior


16 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Naisa Melo 26/12/2023

Maravilhoso
Este livro nos guia a um itinerário de conhecimento sobre as três vias do caminho espiritual, ao longo do livro o autor nos dá caminhos a seguir através de citações de grandes santos como: São João da Cruz e Santa Teresa D'Ávila e reflexões sobre passagens bíblicas. A leitura é muito agradável e nos faz perceber como temos ainda um longo caminho de conversão a percorrer.
comentários(0)comente



Wellington Tejo 16/07/2023

Um excelente livro de espiritualidade mística
A mística Católica não é algo muito presente na cosmovisão da modernidade, mas é muito rica.

Com esse livro, que é um bálsamo para nos recordar da presença de Deus em nossa alma através de uma "poesia" e como a presença Dele se relaciona com os elementos, as estações e ciclos da natureza.

Nos faz relembrar que a palavra de Deus, é a de um Deus vivo e presente em sua criação e não apenas preceitos e leis escritos em papéis velhos.

Um excelente livro de mística Católica.
comentários(0)comente



Gabigutierrez03 22/06/2023

Coração Carmelita
Depois de muitos dias eu consegui terminar esse livro, ele me acompanhou durante uma parte da gestação e foi muito importante ter esse suporte espiritual nesse período.

John Wu basicamente fala sobre as 7 moradas pelas 3 vias: amor em broto, amor em flor e amor em fruto. Além de correlacionar cada uma das vias com as bem-aventuranças do Evangelho.

Além de toda a profundidade do livro em si, citações e poesias enchem esse pequeno livro de um valor incrível.

Aqui dentro também encontrei uma oração que se tornou a minha oração preferida especialmente perto dos dias de ganhar o Bernardo.

Não haveria como fazer citações desse livro aqui, é de uma profundidade que precisaria de um outro livro inteiro para explicar esse livro.

Agradeço a @minhabibliotecacatolica por proporcionar esses tesouros para minha vida e me ajudar nessa caminhada e cada dia mais desejo um coração carmelita, com grades que me separem do mundo.
comentários(0)comente



Totonho 15/05/2023

Muito bom!
É um livro surpreendente! Fiquei bastante impressionado com a forma que o autor utiliza para tratar do caminho no amor, através das vas purgativa, iluminativa e unitiva. Me ajudou muito a compreender melhor as fases na vida espiritual, além de clarear meu olhar a respeito das bem-aventuraças e de me lembrar o quanto sou dependente de Deus e que, diferente d aordem natural neste mundo, como o autor fala prestes a finalizar o livro, na infância espiritual, quanto mais você cresce, mais se torna dependente de Deus. (Não aproveitei muito livro, pois revezei com outras leituras, também fiquei muitos dias sem lê-lo, além de não ter anotado nada enquanto lia, porém é um livro excelente e pretendo relê-lo futuramente.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Jéssany 29/10/2021

Riqueza de livro
Quando peguei achei que ia demorar mais do que demorei. Dei até uma enrolada pra não acabar rápido. Nesta obra, aprofunda se a espiritualidade carmelita através da visão de John C. H. Wu, um grande erudito chinês, que se converteu ao catolicismo após ter contato com as obras de Santa Teresa D?ávila. Então, pensa na riqueza de ensinamentos em um único volume.
comentários(0)comente



Geany 04/10/2021

Maravilhoso
John Wu merece cinco estrelas só pelo tanto que ele estudou pra escrever esse livro. Foram 14 anos.
Livro lotado de citações de Santos e passagens da sagrada escritura. Livro que faz nós mergulharmos para dentro de nós mesmos e refletirmos sobre as coisas simples e profundas da espiritualidade.
Estava falando com uma amiga que também leu esse livro, que acredito que o fato do autor ter se convertido faz toda a diferença. Ele é apaixonado por Cristo e enxergamos isso através de suas palavras.
Ele fala bastante de Santos Carmelitas, mas totalmente adaptável a nossa vida de leigos.
Um dos melhores livros de 2021 sem dúvida.
comentários(0)comente



Tonha 23/08/2021

Inspirador
É um livro muito edificante, cheio de lindas referências a outras fontes, como Santa Teresinha, São Francisco, a Bíblia, claro, e muitas outras obras. Um livro muito bonito que desperta no leitor a vontade de ser santo.
comentários(0)comente



Lorraine.Dias 18/07/2021

Profundo
Um livro que traz a mente as situações da vida e como devemos aplicar os ensinamentos das bem aventuranças e o que elas significam.
comentários(0)comente



Polliana 17/06/2021

O autor trata principalmente sobre as três etapas da vida espiritual, fazendo um paralelo com as três principais correntes da filosofia chinesa: taoísmo, confucionismo e budismo. O taoísmo seria o "equivalente naturalista" da via purgativa, o confucionismo, da via iluminativa e o budismo, da via unitiva.
Importante citar que o autor deixa sempre muito claro a superioridade do cristianismo. Para ele, e eu concordo plenamente, alguma parte da Verdade é possível de ser atingida sem a revelação, e há muita sabedoria em todas essas filosofias, por mais incompletas que sejam podemos sempre aproveitar o que há de bom e verdadeiro.
John Wu relaciona também as bem-aventuranças, citadas por Cristo no sermão da Montanha, com as três etapas da vida espiritual, assim como as sete moradas de Santa Teresa.

Quando eu havia acabado de me converter (como se isso tivesse acontecido há muito tempo), sentia um amor tão profundo, que eu nunca antes havia experimentado, e por isso achava que já estava super evoluída na vida espiritual, hahaha. O livro me ajudou a entender que eu sou uma mera iniciante e que estava muito presunçosa. E se Deus me deu e continua dando tão ternas consolações, é justamente devido a minha fraqueza e imaturidade espiritual.
Abel 17/06/2021minha estante
Aproveite as consolações irmã, como uma criança quer aproveitar um doce que o Pai lhe sem querer que acabe logo. Mesmo sabendo que hora ou outra vai acabar.???


Polliana 18/06/2021minha estante
Certamente estou aproveitando. Deus me trata com carinho demais. Tenho até vergonha de ser tão mimada.




Lemos 15/04/2021

É uma caixinha de ensinamentos
O livro fala sobre as três vias para se chegar a Deus de uma forma muito bem explicada e exemplificada. É o tipo de leitura que você sabe que valeu a pena, antes mesmo de chegar à última página.
comentários(0)comente



Marília 05/04/2021

Ótimo livro para o nosso crescimento espiritual. Só não consegui descobrir em qual fase do amor estou.
comentários(0)comente



Angerson 29/03/2021

Carmelo Interior
Mais uma vez a "Minha Biblioteca Católica" nos apresenta um 'tesouro escondido', um livro pouco conhecido mas que nos ajuda imensamente.

O autor faz como que um estudo sobre a vida interior e divide em três etapas principais o nosso caminho até Deus, sendo elas: a via purgativa, a via iluminativa e a via unitiva.

O livro tem leitura fácil e várias citações; nos leva a pensar em que etapa estamos e como podemos estar sempre progredindo.
comentários(0)comente



Rafael.Aguilar 20/03/2021

A vida espiritual é uma constante progressão
Este livro se mostrou uma grata surpresa! A espiritualidade carmelita é uma das maiores riquezas da Igreja - o que é afirmado por todos os grandes teólogos de ascética e mística. Santa Teresa D'Ávila, São João da Cruz, Santa Teresinha... Todos eles fornecem elementos seguros e muito profundos a respeito da vida espiritual. O que este livro faz é, basicamente, reunir as ideias e as doutrinas destes grandes Doutores da Igreja e formular um roteiro, traçando as etapas rumo à santidade.

O autor estabelece, desde o início, que a vida espiritual possui três grandes fases: O amor em botão; o amor em flor; e o amor em fruto. Diante deste quadro, demonstra-se o paralelo de cada uma destas fases com algumas das Bem-Aventuranças descritas no capítulo 5 do evangelho segundo Mateus. As reflexões são muito ricas e permitem que o leitor avalie a própria vida: Afinal, em que fase eu me encontro? O que preciso fazer para avançar?

A temática aqui tratada não é totalmente original. Muitos escritores já trataram sobre as três fases da vida espiritual - como Garrigou-Lagrange, por exemplo. Porém, o que torna a obra totalmente única e valiosa é a abordagem cultural feita pelo autor. John Wu é um chinês que se converteu ao catolicismo. Ele não hesita em utilizar provérbios, poemas e escritos orientais para confirmar seus exemplos. Aliás, não é raro que ele mencione o Confucionismo, o Taoísmo ou o Budismo no decorrer do texto. Não o faz para "equiparar" as religiões; ao contrário, o faz para demonstrar que o Cristianismo é o ápice da verdade que as religiões orientais sempre buscaram.

Não é uma leitura tão fácil em todos os momentos. Exige-se certa atenção e até um conhecimento prévio sobre a teologia mística. Contudo, é de inegável valor para aqueles que almejam o matrimônio espiritual com o Senhor.
Carolina 20/03/2021minha estante
Fiquei seca pra ler este livro exatamente porque vi que o autor era chinês, e que ele traria exemplos da cultura chinesa para o cristianismo. Eu já estudei Budismo, Taoísmo e Confucionismo, e acho interessante, mas o Cristianismo vai mais além (muito mais).

Pelo mesmo motivo, me interessei por outro livro, mas esse ainda sem tradução para o português, chamado ?Christ, The Eternal Tao?.


Rafael.Aguilar 20/03/2021minha estante
Exatamente! Eu confesso que sempre tive uma espécie de repulsa pela cultura oriental, talvez em razão das grandes perseguições que a Igreja sofreu ali.
Mas, neste livro, o autor desmontou um pouco do meu preconceito. Há uma parte em que ele cita uma frase importante de Santo Ambrósio : ?Toda verdade provém do Espírito Santo, não importa quem a profira?.
O que o autor faz é justamente retirar reflexões verdadeiras desta corrente oriental e demonstrar que o cristianismo transformou tais ideias em uma doutrina prática e coesa.




Deyzelena.Moreira 10/03/2021

Um caminho para a vida espiritual
Um livro que mostra que o primeiro passo é a oração o segundo passo são os conhecimentos sobre a virtude e o terceiro passo é o amor para conseguirmos chegar na vida espiritual
comentários(0)comente



16 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR