Aventuras na História Nº 217 (Junho de 2021)

Aventuras na História Nº 217 (Junho de 2021)



Resenhas - Aventuras na História 217


1 encontrados | exibindo 1 a 1


z..... 08/07/2021

Junho de 2021
A edição comemorou 18 anos de "Aventuras na História", publicada desde Junho de 2003 (só não tenho a edição 12, que ainda não consegui nem em formato digital).
Tem sido comum encontrarmos reportagens de outros momentos, caso do infográfico sobre as 'corridas de bigas' e o texto sobre 'a invenção de Deus'.

O infográfico sobre as corridas de bigas no circo máximo romano é legal, numa ilustração que se distribui em quatro páginas com curiosidades diversas. Entretanto, esqueceram novamente informação importante: quantas voltas a corrida tinha? Em verdade, a resposta está lá, mas de maneira subjetiva, na representação de sete golfinhos que marcavam as voltas. É, mas tive que consultar outras fontes para confirmar e estas dizem que o clássico eram 7 voltas, mas poderiam ser reduzidas para 5 em eventos com várias corridas. O golfinho era referenciado como marcador porque os romanos o consideravam entre os seres mais velozes.

A reportagem 'a invenção de Deus' tem visão limitada, fora de contexto e pejorativa sobre vários relatos bíblicos e eventos históricos, a ponto de dizer que foi o apóstolo Paulo quem criou a imagem de Jesus como Salvador substituto de Javé do Antigo Testamento. Não sabem nada sobre dispensação da lei e da graça de Deus em sua representatividade para percepção dos paralelos bíblicos que coloca.Contexto que não pode ser esquecido.
Só os insensatos e sábios segundo o seu eu para não perceberem a Glória de Deus, revelada diariamente nos céus e na criação... Um dia todos reconhecerão, quer creiam ou não hoje.

'Tintim, Hergé'
Para quem curte quadrinhos e sua historicidade.
A reportagem me trouxe percepção de paralelo muito parecido, embora não tenha sido citado, entre Hergé e Monteiro Lobato. Os dois são de contexto próximo e envoltos em polêmicas, com Lobato associado ao racismo e Hergé ao nazismo, além de visões de mundo pejorativas segundo contextos de época ultrapassados em aventuras diversas mundo afora.
De fato as obras tem aspectos de mentalidade arcaica, refletindo muito do pensamento de época (Hergé ainda teve tempo de rever conceitos), mas não sou daqueles que descarta, preso a mentalidade que é mais agressiva emotivamente do que racional. É meu pensamento. Aprendamos com os momentos, com os contextos. Penso assim.
Ah, e quem detesta Lobato não me passa pela cabeça que curta Tintim. Você, militante, não assistiu o filme do Tintim, né!?

Na reportagem de capa, as disputas políticas na era Vargas, entre Minas, São Paulo e Rio Grande do Sul no início.
Citaram vários eventos antes da posse polêmica do político e gostaria de registrar que houve também o ocorido no Amapá entre Brasil e França referente à disputa do Contestado Franco Brasileiro, no mesmo período da Guerra de Canudos. Soldados franceses arbitrariamente fizeram uma chacina em Amapá (vila) com mortes de mais de 40 pessoas. Na violência, mataram civis, mulheres, velhos, crianças, com casos de tacarem fogo em casas com as famílias dentro. Só registrando o evento da história que é pouco conhecida...

Leitura em Macapá, no contexto da vacinação na pandemia...
Melhorei da distensão, deve ser o fator de cura... fiz hoje 5 km em 40 minutos...
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR