Aventuras na História Nº 218 (Julho de 2021)

Aventuras na História Nº 218 (Julho de 2021)



Resenhas - Aventuras na História 218


1 encontrados | exibindo 1 a 1


z..... 06/08/2021

Julho de 2021
"100 anos do partido comunista chinês"
História interessante, e reveladora, a da morte dos pardais estimulada pelo governo chinês no período chamado "Grande Salto", entre as décadas de 1950 e 1960. Em busca de desenvolvimento, uma das medidas na agricultura foi o extermínio do pássaro para proteger as plantações. Não deu outra! Os insetos se multiplicaram e fizeram a farra nas lavouras, ocasionando grande fome para a nação. O desenvolvimento sem planejamento sustentável é uma das caracterizações do governo da China até hoje (similar ao de outras nações).
Esse centenário, em termos práticos pouco conhecidos, representa também período de perseguição e tirania contra os cristãos na China. Nem imaginam o que tem ocorrido....

"A guerra dos seis dias"
Historicamente, foi a terceira guerra árabe-israelense desde a criação do estado de Israel em 1948. A reportagem mostra o crescimento de Israel como potência militar em curto período e que essa terceira guerra poderia ter se tornado a Terceira Guerra Mundial, devido a presença interesseira e manipuladora dos EUA e URSS em apoio às partes envolvidas, com extremistas dispostos ao conflito tanto entre árabes quanto judeus.

"Sala de Emergência"
Curiosos os procedimentos que a ciência recomendava ainda no início do século 20. O que chamou mais atenção foi a crença no poder terapêutico da sangria, praticada do tempo de Hipócrates, a.C, até o despontar de 1900.

"Agente da Imigração"
Vai começar uma nova novela global sobre D. Pedro II, que já aparece laureado como grande imperador e mente brilhante nas propagandas, tipo um herói. Existe muita ilusão nisso e esse artigo é revelador nesse aspecto ao contar a história de Georg Anton Von Schaeffer.
Desde o início do império foi incumbido de executar plano de visitação por terras alemãs para atrair colonos para o Brasil, o que também ocorreu com sedução um tanto enganosa, pois houve promessas não cumpridas.
Enquanto rolava a escravidão, com processo político hipócrita de abolição gradativa, o império tinha plano se substituição da mão-de-obra por estrangeiros sem qualquer medida política de indenização ou reconhecimento dos direitos dos escravizados, que foram sumariamente empurrados para a margem da sociedade.
Aí vem com essa história de heroísmo do imperador, fraternal, coisa e tal... Mentira!

"A trégua de Natal"
O artigo aborda a famosa trégua em 1914, entre britãnicos e alemães, na Primeira Guerra. Em outros momentos li que durou cerca de 12 horas, com confraternizações natalinas. O presente texto soma a isso algo que não tinha notado, que o período serviu também para recolhimento dos mortos no campo de batalha.

"Quem inventou o nome das notas musicais"
Um monge italiano no século 11, usando as primeiras sílabas dos versos de uma canção dedicada a João Batista. Essa não sabia...

Leitura no contexto da imunização contra a covid em Macapá, que está prestes a alcançar a população de 12 a 18 anos.
Hoje, 07/08/2021, bati meu recorde pessoal dos 5 km, baixando dos 28 minutos para 27 minutos e 13 segundos. Marca que pensei que não baixaria, pois ficava só na casa dos 30 minutos nas tentativas anteriores. Eita! Nem fiquei morto de cansado... Espera só quando conseguir meu tênis bacana, pois tenho corrido com sapatênis....
Registro de devaneios e conquistas pessoais...
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR