Superinteressante Nº 279 (Junho de 2010)

Superinteressante Nº 279 (Junho de 2010)



Resenhas - Superinteressante Nº 279 (Junho de 2010)


1 encontrados | exibindo 1 a 1


z..... 18/07/2023

Junho de 2010
"19 Mitos da História do Brasil"
Os tais mitos mostrados não são tão desconhecidos como a abordagem mostrou e certas conclusões, apesar de ser leitor leigo no assunto, notoriamente revelaram metodologia que induz percepções irrefutáveis, quando na verdade são conceitos subjetivos.
A indução pode acontecer quando há fundamentação sobretudo em dados que, apesar de reais, podem não traduzir a verdade em sua totalidade, sua essência, quando desconexos do contexto. Por exemplo, no famoso 7 a 1 da Alemanha no Brasil os dados oficiais mostram a seleção canarinho com mais chutes a gol, menos faltas e mais roubadas e posse de bola. Oras! O contexto mostra os alemães mais concentrados, compactados como seleção e conscientes, enquanto os brasileiros (chorões bunda-mole) estavam ultraemotivos com autoconfiança soberba gradativamente minada pela ansiedade crescente no vexame. A História só pelos dados pode ser enganosa, exatamente o que ocorreu na exposição do Brasil ser maior economia que Portugal no início do século 19. Será que os historiadores viram o fato da sede do império estar instalada por aqui? E que no retorno dos gajos para a Europa quiseram regredir nossa nação à colônia explorada de novo, modelo que eles fomentavam... Só um exemplo.
Outra indução na reportagem está na supervalorização de pontos clichês, até com somatórias, para depois desmistificar com apresentações que, diante de cenário absurdo mostrado, são recebidas como se fossem a única verdade. Exemplo na abordagem sobre Aleijadinho. Oras, quem o descreveu como Quasímoso, com direito a passagens do clássico de V. Hugo, foram os redatores, o mito diz que tinha apenas uma doença degenerativa, e olha, que era também auxiliado.
E o que falaram do Dumont... Citaram foto, testemunha, falaram da melhor mecanicidade da aeronave dos irmãos americanos no teste um ano antes do feito do brasileiro.... Olha os dados aí de novo! Mas ô cabeçudos, esqueceram que até Dumont nada havia se registrado e testemunhado "oficialmente", sendo o brasileiro quem foi lá se apresentar no desafio proposto e conseguir atingir a meta estabelecida, bem ou mal... Oras, se não é o brasileiro, então sou do grupo de múltiplos inventores para o avião, pois muitos contribuíram e até morreram, desconhecidos ou não...
A reportagem é interessante, mas não gostei da apresentação que, diga-se de passagem, tem várias maquiagens para sua supervalorização.

"Kiki de Montparnasse"
É uma graphic novel, de Catel e Bocquet, que deixo em registro para busca pessoa. Sobre mulher, ex-prostituta, que foi inspiração para vários artistas no início do século 20, famosa em seu contexto. É sua biografia, que reproduz muito do pensamento e realidade da época.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR