Galileu N° 355 (Outubro de 2021)

Galileu N° 355 (Outubro de 2021)



Resenhas - Galileu N° 355 (Outubro de 2021)


1 encontrados | exibindo 1 a 1


z..... 14/10/2021

Outubro de 2021
Os povos indígenas tem sido usurpados e dificultados no acesso a seus direitos desde a colonização. O novo entrave para reconhecimento de suas terras, luta primordial de gerações, é um tal "Marco Temporal Indígena", defendido por ruralistas de olho em mais terras. Brincadeira as disposições que tem surgido na política... Olha essa!
A Constituição Brasileira de 1988 trouxe artigos importantes para a causa indígena, sobre reconhecimento e demarcações, usados em 2009 como defesa para criação de terra indígena em Roraima (Raposa Serra do Sol). Ok! Vitória para a causa. Aí veio o seguinte desdobramento: parlamentares ruralistas, em manobra interesseira, usaram essa defesa para criar projeto em que toda demarcação só ocorresse se os povos indígenas provassem que na data de promulgação da constituição (1988) ocupavam as terras em disputa. Os artigos citados só valeriam nessa condição.
Oras, no processo histórico muitos povos foram expulsos e remanejados de suas terras, antes e depois de 1988, tornando assim, na ótica do projeto, qualquer direito inconstitucional e inválido.
A reportagem abordou a questão, ressaltando também a importância dos povos indígenas na história e formação da cultura brasileira.
É esse o "Marco Temporal Indígena", mais uma das manobras vergonhas em nossa nação, o que tem gerado protestos na causa indígena, já abalada por governo nitidamente favorável à bancada ruralista de várias maneiras...

Macapá, último trimestre de 2021.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR