Superinteressante Nº 432 (Outubro de 2021)

Superinteressante Nº 432 (Outubro de 2021)



Resenhas - Superinteressante Nº 432 (Outubro de 2021)


2 encontrados | exibindo 1 a 2


BibiCourty 10/08/2022

Mais uma ótima edição da super. Bom saber do drama da crise energética, mas sempre um pouco angustiante ficar pensando em um futuno do qual podemos fazer pouco para alterá-lo
comentários(0)comente



z..... 01/11/2021

Outubro de 2021
"Crise energética - como evitar"
Em paralelo às mudanças climáticas, amplamente difundidas em seus impactos, como secas prolongadas em intervalos menores interferindo na produção das hidrelétricas, nosso país tem sido afetado de maneira previsível, tendo porém potencial natural para superar essa realidade cada vez mais frequente, na exploração de energia eólica e solar.
A resposta à pergunta da reportagem é óbvia - é preciso investimentos nessa produção energética. Só que as coisas se complicam para a ação governamental na percepção dos altos custos - tecnologia de ponta para realmente obter resultados positivos. Aí vem a questão, o investimento está também sujeito a imprevisibilidades (como a inconstância do clima nas mudanças da atualidade) além de necessidade de verdadeira revolução na infraestrutura, na valorização de energias até então alternativas.
Caro é, mas o investimento nessas formas de energia deverá ser inevitável, progressivo e, como expressou o texto, com tecnologia de ponta para o aproveitamento ideal (crescente em paralelo à produção hidrelétrica). Uma das ilustrações da reportagem sobre investimento tecnológico foi a citação de paineis solares e torres eólicas diferenciadas que não existem em nosso país.
Não foi citado, mas existem também interesses escusos para manter no máximo a hegemonia hidrelétrica.
Foi o que entendi com o texto.

"O que os números de Israel indicam sobre o futuro da pandemia"
Outro artigo da seção 'Essencial' sobre a covid-19 destacando a vacinação.
Simples e óbvio: o número crescente de vacinados, nas recomendações de doses necessárias, faz diferença, assim como o dos relutantes à vacinação ou descuidados aos reforços nas campanhas de imunização. Israel foi citado por ter história interessante e importante sobre isso.
Leitura para esclarecimentos, ainda mais quando as flexibilizações começam a ocorrer. Lembremos do que faz diferença...

"O homem sem gravidade"
Dica de filme na parte cultural. Assisti e curti. Filme italiano, nada mirabolante, apesar do inusitado, tendo simplicidade tocante na percepção da vida. Encontrei na Netflix (pena que não tem ainda dublado). Gostei.

"Fragilidade das democracias"
Essa reportagem é bem legal e o que chamou mais atenção foi o paralelo entre governos tecnocratas e populistas. O que seria ideal? Oras, em um e outro caso a democracia está sujeita a ditadores. O que não pode perder é a capacidade e oportunidade da rotatividade pelo povo - as mudanças. Sem isso não haveria mais democracia. O texto tem aspectos interessantes, mas guardei apenas essa questão.

Égua, Superinteressante! Nnhuma nota sobre os 504 anos da Reforma Protestante (31/10)....
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR