Aventuras na História N° 236 (Janeiro de 2023)

Aventuras na História N° 236 (Janeiro de 2023)



Resenhas - Aventuras na História N° 236 (Janeiro de 2023)


1 encontrados | exibindo 1 a 1


z..... 30/01/2023

Janeiro de 2023
"Ao rei, a guilhotina"
Reportagem sobre Luís XVI, monarca francês deposto na Revolução Francesa e condenado à guilhotina, junto com a esposa Maria Antonieta, acusado de traição.
O texto destaca o desgaste da monarquia no abuso do poder e privilégios, em contraste com a fome e pobreza rotineira do povo oprimido e explorado. Contexto insustentável que levou à revolta popular.
Segundo a reportagem, o rei teria tentado contornar a situação: reduzindo gastos e privilégios da nobreza e clero; pretendendo organizar as finanças estatais; aderindo ao abolicionismo; e se esforçado pelo fim da servidão e torturas.
Situação delicada, pois também era fortalecido pelo apoio da nobreza e clero, o que aumentou descontentamentos que, somados a outras manobras, como tentativa de fuga ou retomada do poder e resistência a imposições do governo estabelecido, o transformaram em símbolo de conservadorismo que deveria ser eliminado na política que se projetava.
Mais ou menos o que entendi...
Em verdade, é ilustração das lutas pelo poder com suas ideologias manipuladoras em interesses específicos. O que acontece hoje... Todos são "santos" e cheios de razão...
Condenaram para depois se tornar tanto ou mais condenáveis ainda, o que aconteceu no governo pós revolução com ditadura sanguinária.

"Coletivo Jane"
História de grupo clandestino de mulheres nos EUA que, entre 1968 e 1973, propiciou e facilitou o aborto a mulheres que assim desejassem. O aborto foi legalizado em 1973 e até então as mulheres norte-americanas que optavam era em condições precárias que predispunha graves consequências ou morte.
Particularidade das Janes é que elas mesmas faziam os abortos, após descobrirem que o médico inicialmente contratado era impostor na Medicina. Resolveram então aprender e realizar o procedimento, mais de 10 mil no contexto.
Essa é a história valorizada na reportagem...
Registre-se que as Janes são consideradas ícones nas causas feministas.
Para mim não representam nada admirável.

Essas e outras na edição.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR