Revista da Escola Dominical - Marcos

Revista da Escola Dominical - Marcos



Resenhas - Revista da Escola Dominical - Marcos


1 encontrados | exibindo 1 a 1


z..... 22/10/2022

4° Trimestre de 2022
28/09/22 - Lição 1: A chegada do Servo
A EBD trouxe o estudo do Evangelho de Marcos com a primeira lição destacando características gerais do livro, contexto e direcionamento.
Em linhas gerais, é o evangelho mais curto e pragmático, destacando ações de Jesus em seu ministério. Não tem a genealogia, apenas seis parábolas, nem passagens de ensino extensas como o Sermão do Monte. A ação de Jesus é o mais notável, vendo-se atitude e rapidez. Aparece muito a palavra "logo" ou "imediatamente" e, pesquisando-se esse paralelo com os outros evangelhos, é em Marcos em que mais está registrado.
Os estudos informam o contexto cultural romano influenciando o livro, que foi direcionado em primeiro momento aos cristãos que estavam em Roma (são citadas a moeda e costumes romanos além, de pessoa da respectiva localidade - Rufus, que é mencionado na Epístola aos Romanos). Em Roma boa parte dos cristãos eram servos, vivendo num meio com pecados deploráveis. Assim, Marcos mostra Jesus como Servo de Deus perfeito e pronto para conduzir-nos à vitória nas adversidades.
O versículo chave destacado foi Marcos 10:45 (Pois também o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos - Marcos, 10.45)
Graças pela ação de Jesus, capacitadora a tornar, a todos que queiram, servos do Deus Altíssimo, nesse mundo de trevas sufocantes!
Por conta da votação no domingo, dia 2, a EBD foi excepcionalmente antecipada para a quarta-feira do dia 28/9 (conforme costume de já alguns anos). A classe foi única e acompanhei a liçào online pelo YouTube.

09/10/22 - Lição 2: A oposição ao Servo
Destacou os capítulos 2 e 3 de Marcos, respectivamente nos relatos sobre o paralítico que desceram pelo telhado, a reunião na casa do publicano e a cura que Jesus realizou num sábado. A lição enfatizou sobre servir a Deus diante das oposições, como existiram nas histórias, em censuras, convenções sociais e religiosidade, críticas que adotavam impondo regras contra servir a Deus (obstáculos).
Fez-me pensar na atualidade... O evangelho em sua essência está deturpado por achismos na prática (povo nem lê a Bíblia e se porta como se fossem mestres) e também por maus testemunhos (fanatismo ignorante) e assim, viver o evangelho na essência tem sido cada vez mais incomum, sujeito a críticas e acusações diversas. Tive um debate no trabalho sobre essas coisas, onde evidenciavam-se achismos do mundo sobre a vida e "modernidades evoluídas", maus testemunhos da igreja influenciando os posicionamentos, visão de ser cristão como algo só para o tempo antigo e incompatível hoje, e a essência do evangelho. Servir a Deus está ficando insuportável para o mundo e esse contexto lembra os primeiros cristãos, como os de Roma a quem Marcos escreveu. Falei contra achismos incentivando a buscar o que Jesus ensinou. Falam tanto Dele e esquecem suas palavras, como em João 5:39 (Examinai as Escrituras...). Mensagem esta que Jesus comissionou a igreja a pregar até o final dos tempos, pois Jesus é o mesmo ontem, hoje e para sempre.
Glória a Deus que a mensagem de servir a Deus, seja em quais adversidades forem, é real e possível viver, como no passado viveram!

16/10/22 - Lição 3: As parábolas do servo
Marcos tem apenas 6 parábolas e a lição abordou as presentes no capítulo 4: Semeador; Candeia, Grão de mostarda; e da Semente que cresce automaticamente. Esta última é exclusiva ao Evangelho de Marcos. A abordagem trouxe aspecto comum de crescimento e fruto espiritual no Senhor.

23/10/22 - Lição 4: A autoridade do Servo
O capítulo 5 de Marcos tem três histórias em que a autoridade de Jesus foi ilustrada: o gadareno endemoniado (autoridade sobre demônios); a cura da mulher do fluxo hemorrágico de 12 anos (autoridade sobre as doenças); e a ressurreição da filha de Jairo (autoridade sobre a morte).
Obviamente a autoridade de Jesus não se resume nisso, foi o foco da lição em Marcos 5.

26/10/22 - Lição 5: O servo enfrenta a incredulidade
O Servo, Jesus, enfrentou incredulidades diversas, entre os nazarenos (sua terra), Herodes (autoridade local) e até entre seus discípulos (como no contexto da multiplicação dos pães e quando Jesus andou sobre as águas), e o destaque na lição é sobre a confiança constante no Senhor, independente das circunstâncias.
O estudo baseou-se em Marcos 6 e a EBD foi antecipada para o culto de quarta à noite por conta do domingo de eleições do segundo turno.

06/11/22 - Lição 6: O Servo é o Cristo
Estudo baseado em Marcos 7 e 8. Vemos Jesus realizando alguns milagres (como a cura do cego de Betsaida, narrada apenas em Marcos) e o destaque foi para o questionamento que Jesus fez aos discípulos em Marcos 8.29 (Quem dizem que eu sou?). Pedro deu voz ao grupo reconhecendo Jesus como o Cristo e esse ponto é essencial para a igreja: jamais devemos perder essa mesma convicção nesse mundo enganoso e deturpador das verdades do Senhor.

13/11/22 - Lição 7: A transfiguração do Servo
Em Marcos 9 entramos na segunda metade do respectivo Evangelho, onde Jesus ruma firme para a morte e ressurreição. O destaque foi a transfiguração, enunciando a glorificação de seu ministério de Servo no propósito de salvação da humanidade. Houve abordagens sobre o servir a Deus com humildade, com glorificação ao Senhor de maneira preponderante.
Servir ao Senhor com humildade.
Foi domingo feliz para a igreja, pois depois de cerca de 3 anos em local alugado vamos enfim retornar para a nossa congregação (essa foi a última EBD no local). Para a glória de Deus está lindo o templo ao Senhor, e todos ficam impressionados com a realização em pouco tempo. Foi a benção de Deus sobre a unidade, esforço e colaborações. Deus seja louvado! Ainda não terminamos a obra, mas agora só arremates, aperfeiçoamentos e conquistas em oferta do melhor para o Senhor! Sobretudo muitas almas para o Reino dos Céus. As pessoas são sempre primazia como unidade no servir, mas que bom poder oferecer a Deus essa obra também. Oh, benção! Agradecemos ao Senhor!

15/11/22 - Lição 8: O Servo veio para servir a todos
No estudo de Marcos 10 voi deixar em registro o versículo 45, que revela muito quem é Jesus e o viver como cristão: "Pois também o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos." (Marcos 10.45)
Nossa primeira EBD foi antecipada para terça à noite, pois foi semana festiva na igreja, com prioridade ao templo central, onde ocorreu posse de nova presidência e jubilação do atual e veterano pastor presidente da Igreja Evangélica AD A Pioneira no Amapá.

27/11/22 - Lição 9: A entrada triunfal do Servo
Abordagens em Marcos 11 e 12, destacando Jesus como Rei (na entrada em Jerusalém e as peculiaridades do ato), como Juiz (verdade realçada no episódio da figueira estéril e oposição à corrupção que havia no templo, que receberam juízo de Jesus) e como Profeta (enfatizando-se nas passagens sobre a autoridade de Jesus e no ensino sobre o amor genuíno, ambas enunciações proféticas e necessárias aos servos).
Lição ministrada pelo Elismagno e o consenso na turma foi à percepção da humilde e produção de frutos como destaque no estudo (e na vida, obviamente).
Merece registro a significância de "Hosana" (proclamada na entrada triunfal de Jesus). É expressão desejosa de um salvador, significa "salva-nos agora". Amém!
Algo bom que aconteceu no dia foi a junção das duas turmas de adultos (homens), separadas até então por critério que discordo como membro da EBD (uma de ministros propriamente ditos e outra dos demais). Oras, os que tiveram mais oportunidade de estudo bíblico devem interagir e socializar tais aprendizagens (e não ficar com o debate só entre eles), por isso, além de ser meu desejo a unificação, seria bom também o revezamento de professores a cada domingo se permanecer a unificação (visto terem muitos irmãos abençoados e talentosos para edificação de todos... é apenas um parecer...).

04/12/22 - Lição 10: O Servo revela o futuro
Lição em Marcos 13, no sermão profético sobre o princípio das dores, a grande tribulação e a vinda de Jesus. O texto da revista tem informações históricas interessantes e curiosas sobre as profecias (como o sírio Antíoco Epifânio em 167 a.C erigindo um ídolo a Zeus no templo e sacrificando porco no altar do holocausto, o que foi correlacionado à profecia em Daniel sobre profanação do santuário e abominável da desolação em Marcos - Daniel 11:31, 12:11 e Marcos 13:14a). A aula em classe, porém, foi conduzida essencialmente sobre vigilância na vida cristã, sendo bastante participativa com testemunhos diversos dos irmãos sobre adversidades.

11/12/22 - Lição 11: Traição e prisão do Servo
Marcos 14 traz eventos que antecederam a morte de Jesus na cruz e, dessa forma, o destaque no estudo foi a disposição de servir a Deus em circunstâncias difíceis. Jesus deu exemplo de servo. Louvado seja Deus!
Nesse domingo (segundo de Dezembro) celebramos o Dia da Bíblia. Ela foi lida de maneira integral pela igreja ao longo da semana (as leituras foram dividas entre os ministérios) e o domingo, pós aula EBD, lemos todos juntos o livro de Apocalipse no encerramento do propósito. Olha, achei que a leitura seria demorada, mas foi momento maravilhoso, que transcorreu mais rápido do que imaginava. Para cada capítulo um líder ministerial era chamado (professor EBD, diácono, missionário, etc), lendo um versículo e qualquer irmão (ã) tinha liberdade para ler o versículo seguinte, retornando para o obreiro. Não participei lendo sozinho, mas li várias vezes no meu canto acompanhando quem se levantava (minha voz é muito baixa e quando forço fico rouco, rotineiramente é inflamada por conta de refluxo que sofro). O último capítulo foi lido em conjunto com todo mundo. Acontecimento legal que presenciei é que mais ou menos do capítulo 18 em diante uma pombinha sentou na janela e ficou olhando pra dentro do templo. Não vou espiritualizar o fato, de vez em quando pousam por ali, mas achei legal que ficou fixa olhando pra igreja e só voou na palma ao final da leitura. Poxa, devia ter filmado... Os irmãos nem viram, pois todo mundo estava com olhos na Bíblia... Mostrei a pombinha na hora só para uns dois irmãos... Como disse, não estou espiritualizando, apenas contando um fato. Nesse dia também iniciou o projeto Escriba, em que a igreja começou a escrever a Bíblia de maneira conjunta. Tem uma mesa lá só para isso e queremos completar até o próximo Dia da Bíblia, o Senhor o permitindo.

18/12/22 - Lição 12: Sofrimento e morte do Servo
Marcos 15 e o julgamento, crucificação e morte de Jesus.
Destaque ao amor de Deus em cumprir o propósito para salvação da humanidade. Glória a Deus!

21/12/22 - Lição 13: Glória e triunfo do Servo
A ressurreição, aparições e ascensão de Jesus em Marcos 16.
Edificação à vida cristã e em testemunho à obra transformadora e redentora de Jesus.
Encerramos o trimestre da EBD na quarta-feira de noite, com o domingo liberado pela manhã para a comunhão das famílias. No domingo de noite (25) foi realizada a cantata de Natal na congregação.
Graças a Deus por tudo!
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR