Revista da Escola Dominical - Primeira Carta aos Coríntios

Revista da Escola Dominical - Primeira Carta aos Coríntios



Resenhas - Revista da Escola Dominical - Primeira Carta aos Coríntios


1 encontrados | exibindo 1 a 1


z..... 05/07/2020

3º Trimestre de 2020
05/07/2020 - Lição 01: Divisão e a sabedoria de Deus
Os aspectos de destaque foram: a contextualização da igreja de Corinto (fundada por Paulo na segunda viagem missionária); o partidarismo que estava ocorrendo (haviam quatro grupos distintos na igreja em Corinto); o paganismo em costumes (na cidade e entre membros da igreja); e a necessidade da santificação (em que o autor explanou sobre santificação posicional e progressiva, relativas à transformação em Jesus e crescimento espiritual gradativo).
O dia marcou a volta das EBDs presenciais no período de flexibilização da quarentena em Macapá, dentro de certo protocolo estabelecido pelas autoridades governamentais, mas as transmissões por live continuam, onde o Pr Rodrigo Lima foi o ministrante da lição em nossa congregação.

12/07/2020 - Lição 02: O poder da mensagem da cruz
"Paulo enfatiza o objetivo, a abrangência e o poder da mensagem da cruz. O escritor também ressalta a importância de que essa mensagem seja revelada" (texto extraído da lição)
Pastora Irene Lima ministrou a lição, com abordagem no contexto e realidade que a igreja de Corinto vivia, e o que o apóstolo Paulo enfatizou para o viver cristão, que deveria existir em comunhão na igreja.

19/07/2020 - Lição 03: Ministros são despenseiros de Deus
"A bandeira do ministro do ministro do Evangelho continua sendo a mesma de João Batista: importa que Jesus cresça e eu diminua" (Aplicação Pessoal da lição)
O estudo destacou o servir a Deus, com humildade e autoridade no amor. Aspectos importantes diante de todo partidarismo e brigas que existiam na igreja em Corinto.
Pr Rodrigo Lima ministrou o estudo e nossa EBD foi marcada pela volta dos irmãos sexagenários, que até então estavam impedidos por conta das determinações governamentais. Foram liberados para a participação nos cultos, diante de dados favoráveis, desde que as recomendações propostas sejam observadas, no que a congregação tem cumprido fielmente.

26/07/2020 - Lição 04: Imoralidade e litígios
"O Evangelho impõem uma separação clara das práticas erradas que o mundo acha normal"(Verdade Prática da lição)
A imoralidade e litígios eram escandalosos na cidade e no viver em que muitos membros da igreja estavam. Pastora Irene Lima ministrou a lição, vendo-se o contexto de imoralidade praticado na cidade (centro religioso de divindades hedonistas: Baco e Afrodite) e na igreja. As brigas entre irmãos da congregação eram tão acirradas que estavam levando aos tribunais, produzindo escândalos e falatórios. Vemos o que Paulo ensinou sobre o assunto à luz da Palavra de Deus.
Essa EBD foi de muita satisfação para mim, pois marcou a retomada presencial de minha mãe (mais de 60 anos) nos cultos, que estava acompanhando apenas por live a quatro meses.

02/08/2020 - Lição 05: Casado ou solteiro? Eis a que questão
"A igreja deve apoiar a condição de solteiro como honrada e produtiva para Deus, assim como apoia o casamento, promovendo iguais iniciativas e oportunidades a ambos os casos" (Aplicação Pessoal). Pr Rodrigo Lima Jr ministrou a lição.

09/08/2020 - Lição 06: Alimentos, ídolos e a liberdade cristã
"A liberdade cristã é enriquecida pelo limite do bom testemunho e do amor ao próximo" (Verdade Prática). lição ministrada pelo Pr Rodrigo.

16/08/2020 - Lição 07: Paulo, exemplo de liberdade
"A vida cristã não é regida somente pelos direitos, mas pela renúncia destes em favor do Evangelho" (Aplicação Pessoal), Lição ministrada pela Pastora Irene Lima.

23/08/2020 - Lição 08: Culto cristão e ceia do Senhor
"A santa ceia é um memorial que celebra a vida, morte e ressurreição de Cristo até que Ele venha" (Verdade Prática). A aula foi ministrada pelo Pr Rodrigo.

30/08/2020 - Lição 09: Os dons espirituais unindo a igreja
"Deus continua concedendo dons aos homens, os quais são indispensáveis para a vida da igreja atual" (Verdade Prática). Pr Rodrigo ministrou a aula.

06/09/2020 - Lição 10: Amor, caminho excelente
"Sem amor o exercício de qualquer dom do Espírito se torna inútil" (Verdade Prática)
Lição ministrada pela Pastora Irene.
A parte que mais chamou minha atenção foi na questão da paciência do amor. Percebi que sou uma pessoa calma, mas pouco paciente. Há diferenciações entre ser calmo e ser paciente.

13/09/2020 - Lição 11: Dom de profecia e ordem no culto
Vimos o contexto histórico da igreja em Corinto e o porquê de recomendações aparentemente duras de Paulo, numa objetividade de organização do culto que estava sendo feito em muita confusão. A orientação teológica da epístola não pode ser interpretada de maneira isolada, dissociada do contexto.
Pr Rodrigo Lima Jr foi o ministrante da lição.

20/09/2020 - Lição 12: O Poder da Ressurreição de Cristo
"A ressurreição é o alicerce da fé cristã e a vitória sobre o pecado e a morte; sem ela a fé não se mantêm" (Verdade Prática da lição)
Estudamos I Coríntios 15, uma das passagens bíblicas mais elucidaditas sobre a ressurreição de Jesus.
A lição foi ministrada pelo Pr Neurivane.

27/09/2020 - Lição 13: Panos e saudação final
"Somos incentivados a permanecer firmes em todo o tempo e, principalmente, quando a nossa fé e valores cristãos são desafiados ao interagirmos com o mundo. De qualquer modo, seja fiel ao Senhor Jesus e habilite-se ao prémio da coro da vida! Amém!" (Aplicação Pesoal da lição).
lição ministrada pela Pastora Irene.

Graças a Deus pelo término de mais um trimestre! Ainda mais em dias de pandemia, como em Macapá...
Maranata vem Jesus!
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR