Superinteressante Nº 342 (Janeiro de 2015)

Superinteressante Nº 342 (Janeiro de 2015)



Resenhas - Êxodo


1 encontrados | exibindo 1 a 1


z..... 22/01/2015

Leio a revista desde a primeira edição, curto ainda e resolvi nesse ano ir anotando algo das leituras.

No embalo do filme lançado nesse início de ano, essa edição trata da saída do povo hebreu do cativeiro egípcio de forma diferenciada do que é narrado na Bíblia, segundo o autor, apoiado na investigação de registros históricos.
A descrição se dá nesses termos: o êxodo teria ocorrido em um momento favorável, quando existia um colapso no clima que afetava gravemente toda a região (isso é descrito na Bíblia com a referência de anos de seca e escassez, onde o Egito não foi assolado e tornou-se centro de buscas naquele período). Ocorreram tentativas de invasão e o exército ficou com atenção maior na zona costeira, vigiando a chegada de "povos do mar" (há uma alusão às invasões e saques vikings na Idade Média para entendimento da situação).
O povo denominado hebreu, que não era tão numeroso e talvez nem fosse em sua totalidade dessa descendência, teve assim um favorecimento para sua saída. As narrativas espetaculosas surgiram depois, como a travessia do mar (citada como um curso d'água raso ou apenas o leito seco de um lago qualquer afetado pelo clima e depois folclorizado).
Outro ponto levantado está na identidade religiosa, onde a crença em um Deus único não existia na época, vindo a ser incorporada pelos hebreus nos anos de peregrinação no deserto. Esses são alguns dos registros da matéria, que cita também outros detalhes polêmicos ou contestáveis.
Cada um tem sua forma de ver ou crer e o questionamento é bom. Fala-se de conjecturas e eu vejo muitas na reportagem. Ainda que para muitas coisas não tenha nenhum vestígio e para outras só exista razão na fé, eu ainda assim fico com o relato da Bíblia, que para mim é verdade suprema.
A importância da matéria é que essa história influenciou as mais conhecidas religiões: Cristianismo e Islamismo.

Outra coisa que chamou minha atenção foi sobre a corrida espacial atual, rumo a Marte, encabeçada pela iniciativa privada e pela China, crescente potência. Soa até como um filme desses de ficção da ficção, mas existem iniciativas com ações de exploração espacial programadas para a próxima década. Vamos ver no que vai dar.

Tem um texto interessante sobre o terror digital, onde vemos a ideologia terrorista cada vez mais presente através da mídia, e arrebanhando muitos.

Finalizando, notas que vi e ficam aqui em meus registros: pesquisa diz que dormir pelado ajuda a emagrecer (tá lá na pág. 16) e, das 36 previsões para 2015 do filme "De volta para o Futuro" (de 1985) 15 se confirmaram, 8 chegaram perto e 13 foram inviáveis.

Bobeira ou não, curti ler tudo isso.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1