Jari 70 Anos de História

Jari 70 Anos de História



Resenhas - Jari - Setenta Anos de História


2 encontrados | exibindo 1 a 2


z..... 06/05/2015

Um valioso livro sobre a história de desenvolvimento na Região do Jari. O autor apresenta um estudo detalhado, citando personagens, acontecimentos relevantes, as características do empreendimento ao longo do tempo, as dificuldades e fatores que influenciaram o sucesso, desgaste ou fracasso, entre outras coisas. São 302 páginas distribuídas em 6 partes (as fases históricas):

Parte 1 - O Jari Primitivo: Apresentação da região, considerando-se a geografia, as características ambientais e suas possibilidades econômicas, as tribos indígenas existentes e como se deu a ocupação desta proeminente região no Baixo Amazonas. Tem até a história de um crime ocorrido em Almeirim envolvendo um padre. Tempos que o autor nomeou como Jari Primitivo, antes do século XX.

Parte 2 - A Fase José Júlio: Se estendeu de 1900 à 1948 quando o Coronel Zé Júlio investiu na região e vieram muitos trabalhadores em busca de oportunidades. O autor mostra o modo de trabalho arcaico, histórias interessantes, o empreendedorismo do coronel e sua biografia (segundo alguns críticos, com uma visão polêmica, sem caracterizá-lo com a arbitrariedade direta contra os empregados como era conhecido). O coronel introduziu a pecuária e bubalinocultura na região, mas o que teve maior importância em seus negócios foi o extrativismo da castanha.

Parte 3 - A Fase Portugueses: Período que a Jari foi adquirida por um grupo de cinco empresários portugueses (1948 à 1967). Ocorreram alterações importantes no empreendimento: rotatividade de empregados, modernização em alguns sistemas para melhor aproveitamento e beneficiamento dos produtos, introdução da agricultura (cacau, pimenta do reino e seringueira, diferenciando-se da fase anterior que era essencialmente extrativista) e investimentos para produção em larga escala com as várias possibilidades (incluindo comércio de peles de felinos com a ação nociva de gateiros - o autor, por exemplo, cita um que em um mês matou 160 gatos maracajás e 20 onças). Ocorreu também insucesso pela falta de um conhecimento técnico específico em muitas áreas.

Parte 4 - A Fase Ludwig : É o período (1967-1981) que me foi de maior interesse a leitura, pois mostra a industrialização da região por aquele que era um dos homens mais ricos do mundo. O livro fala dos vários investimentos e a causa de fracassos na Jari. Um dos fatores primordiais foi o déficit no fator energia disponível.

Parte 5 - A Fase de Nacionalização: Período em que o empreendimento foi administrado pelo empresário Augusto Antunes, havendo uma reestruturação na transição do grupo, que enfrentava momentos difíceis.

Parte 6 - A Fase Sérgio Amoroso: A partir de 1999 quando a Jari foi adquirida pelo empresário paulista. Uma das características na fase foi a instalação da Fundação Orsa, que desenvolve programas sociais na região (recebendo investimentos do faturamento do empreendimento para isso).

site: http://casteloroger.blogspot.com.br/2012/12/vale-do-jari-historia-contada-em-samba.html
z..... 06/05/2015minha estante
Essa obra é valorosa e precisa de uma reedição, com os fatos a partir do ano 2000. Destacam-se aí: as dificuldades que a empresa passou levando a uma paralisação e demissões, a reestruturação e modernização, e o prognóstico positivo com a construção em andamento da Hidrelétrica de Santo Antonio (o déficit energético sempre foi uma das maiores dificuldades).




><'',º> 01/05/2019

Obra publicada pela primeira vez em 1991, conta a história do Jari, na Amazônia brasileia, desde os primórdios da ocupação e aproveitamento extrativista da região, até o século XX. Esta edição incorpora dois novos capítulos sobre a história do Jari, com destaque para o trágico incêndio de 1997 e o soerguimento da empresa, a partir de sua aquisição pelo empresário brasileiro Sérgio Antonio Garcia Amoroso.
Essa é a 3ª edição.

amazon.com
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR