Superinteressante Nº 348 (Junho de 2015)

Superinteressante Nº 348 (Junho de 2015)



Resenhas - Super interessante


1 encontrados | exibindo 1 a 1


z..... 16/06/2015

Ué? A edição 346 de maio pulou para 348 em junho. Não entendi!

Nessa revista o que achei mais interessante foi a linha temporal sobre o Lampião. Mas tem outras coisas aí que o povo nem imagina, como a forma com que gostava de matar (enfiando aquelas espadas na "saboneteira esquerda" para transpassar o coração, naquele espaço entre a clavícula). A dualidade sobre ele para mim está bem definida em bandido. A questão do heroísmo é o mesmo que reverenciar, por exemplo, a bandidagem nas favelas hoje (também existe polícia corrupta). Assisti certa fez um documentário antigo com relatos de ex-cangaceiros e personagens da época. Houve até estupros de mães na frente dos filhos pequenos. E ainda reverenciam como herói e querem até estátua. Vai te lascar! Herói só o personagem no cordel. Voltando a reportagem, não sabia da possibilidade de morte por envenenamento, mas também há relatos (voltando ao referenciado documentário) de que Maria Bonita teria sido degolada ainda viva. Rapaz! Muita atrocidade e tristeza nessa saga na caatinga!

Não me espanto é com todo vento de doutrinas que surgem! Dessa vez o relato bíblico sobre a conversão de Paulo é contestado e na realidade teria visto um meteoro, que o afetou com uma condição chamada fotoqueratite. Novidade nenhuma na negação rotineira sobre Deus, só na forma escolhida...

Interessante "A cidade do futuro é um minizoo", que ressalta a importância do convívio com animais nas metrópoles (não os vetores epidêmicos!). Sou favorável é a permanência e multiplicação das árvores, cada vez menos vistas. Digo isso pela alteração que vejo em minha cidade (Macapá) onde muita coisa tem ocorrido negativamente. Em muitos locais o que antes eram belas alamedas agora é um deserto de concreto. Triste não ver mais nenhuma árvore no caminho onde eram o diferencial. Reflexo também do crescimento urbano é o fim dos quintais, com o espaço sendo aproveitado ao máximo pelo cimento. Reminiscências, mas também um leve vislumbre no que estamos transformando nosso ambiente.

A reportagem sobre verdades ocultas do facebook também é reveladora. Muita ilusão e mensagens subliminares nesse mundo, incentivando ódios ou exacerbando desejos banais. Penso que o erro está principalmente nas pessoas, antes dos mecanismos negativos de influências. Será que o skoob tem sua teoria da conspiração? Vejo esse todo dia e o nível de organização oportunizado influenciou positivamente meu ânimo pela leitura.

Conferi tudo, mas me interessei mais por esses fatos. A revista está querendo estreitar sua relação com os leitores e está oportunizando a publicação de HQs, contos e gráficos. Maneiro isso! Dessa vez não achei legal o conto da edição, com uma rotineira passagem em uma avenida, projetando-se o futuro e constatando-se que, afinal, não nos pertence. Parece até uma alusão àquela frase do Shakespeare sobre mais coisas entre o céu e a terra do que supõem nossa vã filosofia. É interessante, só não tive empatia por ser muito introspectivo e um pouco enfadonho em minha leitura.

Foi o que ficou dessa vez...
The Trooper 17/09/2015minha estante
A edição 347 é um especial intitulado AS MATÉRIAS MAIS PREMIADAS.




1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR