Aventuras na História Nº 143 (Junho de 2015)

Aventuras na História Nº 143 (Junho de 2015)



Resenhas - Aventuras na História Nº 143


1 encontrados | exibindo 1 a 1


z..... 10/06/2015

Dei uma conferida em tudo e destacam-se:

"O homem que derrotou Napoleão" - sobre o Duque de Wellington, o militar vencedor na batalha de Waterloo. A leitura das informações extras no site dão a percepção de que contou com o fator sorte. Wellington adivinhou a estratégia de Napoleão e também ocorreram más escolhas empregadas pelo exército francês.

"30 dia que mudaram o mundo" - cronologia do mês de junho. Tive que buscar a informação de quem foi Helen Keller (ao ser referenciado seu aniversário em 27/06). Tem uma bela história aí, como a primeira deficiente auditiva e visual a conquistar um bacharelado e tornar-se escritora. Isso graças aos esforços iniciais de Anne Sullivan, uma tutora que desenvolveu e estimulou um método de aprendizagem que revolucionou a vida da menina, tirando-a do isolamento em que vivia e a impulsionando numa vida de descoberta e ativismo político (como direito do voto feminino, pelos direitos dos trabalhadores, dos negros e das pessoas com deficiências). Tornou-se conferencista e foi uma das pessoas mais influentes de sua sociedade, sendo homenageada em várias partes do mundo, incluindo Brasil. Fica em registro o filme "O Milagre de Anne Sullivan" (de 1962), com essa comovente e edificante história. Vou separar um dia para assistir no YouTube, que permite o acesso a essas boas descobertas.

"Dia D" - é um infográfico revelador sobre a invasão da Normandia com detalhes interessantes. A batalha foi decisiva para o fim da 2ª guerra, onze meses depois na Europa. A coalizão EUA-Canadá-Reino Unido pressionava os alemães no lado oeste e os russos pelo leste e assim a guerra foi caminhando para o desfecho. Aí está a importância da frente conquistada pelos aliados na costa francesa, que também custou a vida de centenas de soldados, principalmente em Omaha e Juno, onde as batalhas foram mais acirradas e mais gente morreu.

"A conquista do Brasil, 1500-1600", de Thales Guaracy - é o registro de literatura que gostaria de ler, contando a famigerada história do primeiro centenário da colonização. Falam de Cortez e Pizarro como conquistadores cruéis (verdade), mas nem imaginam o que se passou na nossa terra... Quero muito ler esse livro.

Finalizando, me chamou a atenção uma pequena nota (isso vai render muito daqui a um tempo, e tomara que se concretize, queria conferir isso na minha geração): os cientistas conseguiram sequenciar os genes do mamute e agora trabalham para trazer de volta pela clonagem. Tu já pensou ver um bichão desse reintroduzido? É possível e bem que queria ver.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR