História da Assembleia de Deus - A Pioneira - Estado do Amapá

História da Assembleia de Deus - A Pioneira - Estado do Amapá



Resenhas - História da Assembleia de Deus - A Pioneira - Estado do Amapá


2 encontrados | exibindo 1 a 2


z..... 20/01/2017

Estamos no ano do centenário da Assembleia de Deus no Amapá e tenho me interessado pelas publicações que contam essa história. O ministério amapaense é denominado Assembleia de Deus "A Pioneira" e foi estabelecido oficialmente em 1917 com a abertura da primeira congregação evangélica no Amapá.

O livro foi lançado em 2007, na ocasião dos 90 anos, e tem autoria do pastor e historiador Besaliel Rodrigues. Tive a satisfação de conhece-lo e fui convidado para participar da comissão de história do centenário, o que tem representado uma grande bênção para minha vida pela oportunidade de aprendizagem com esta equipe. Minha contribuição tem seus limites, mas tenho me empenhado para o pouco ser valoroso.

Viajo muito nas histórias, sendo motivado com as descobertas desde o missionário Clímaco Bueno Aza, que chegou a essas terras em 1916 como colportor e enfrentou muitas dificuldades, começando pela atribulada viagem de barco à vela, em condições acirradas de cerca de 15 dias no trajeto de Belém para Macapá. Em sua passagem (pelo menos duas em 1916) foi preso arbitrariamente na fortaleza de São José, por uma semana, e teve seu material confiscado e destruído por imposição do padre da época.

A obra está sucinta, com resgate de fatos históricos e do saber oral. As descobertas são edificantes e tenho tido uma atenção em especial pelo período que se estendeu entre 1917 e a década de quarenta, caracterizado por muitas perseguições e calúnias, onde o pequeno grupo se esforçava na permanência no evangelho. O detalhe em especial é que não haviam pastores residentes em Macapá na época, que era visitada rotineiramente pelos missionários de Belém. Os irmãos daqui recebiam as orientações para os encontros e cultos que realizavam em suas casas.

Algo que está sendo corrigido em relação à essa obra é a ausência de fotos. O autor está preparando uma edição atualizada, mais robusta e ricamente ilustrada para ser lançada nesse ano.

Graças a Deus por todas as coisas.
comentários(0)comente



><'',º> 20/01/2017

"Sei que a empreitada não foi fácil. Após noventa anos (em 2007), sabemos que a informação oral é esparsa e documentos escritos se perderam. Contudo, o autor, como um descobridor de pérolas, soube mergulhar no oceano das informações e dos fatos garimpar as melhores pérolas escondidas da história do povo de Deus no Amapá, e nos brindar com esta joia literária que passa a ser um valioso presente a história da Assembleia de Deus no Amapá."

Pr OTON MIRANDA DE ALENCAR (Trecho do Prefácio do livro)
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR