Superinteressante Nº 260 (Dezembro de 2008)

Superinteressante Nº 260 (Dezembro de 2008)



Resenhas - Superinteressante 260 dezembro 2008


1 encontrados | exibindo 1 a 1


z..... 02/07/2023

Dezembro de 2008
"O fim dos oceanos"
Sobre impactos crescentes, em realidades críticas como lixão, esgosto, desertificação, extinção de espécies, colapso de ecossistemas, introdução de invasores e, um dos aspectos mais curiosos e menos conhecidos, região ultrapressionada por poluição sonora de origem humana interferindo e destruindo a sobrevivência de espécies. Tem dados e exemplos chocantes na reportagem.
Apesar da breve citação à fazendas marinhas como medida contra a pesca irracional, uma das problemáticas oceânica, faltaram proposições para mitigar ou diminuir a acelerada destruição. Acredito também que tais medidas, conforme ênfase na entrevista com especialista no início da edição, estão correlacionadas a abrir mão de parte de ganhos econômicos, o que é inconcebível para muitas nações, mas necessário contra a total destruição em curso.

"Cavucando o lixo"
A sabedoria bíblica ensina que pelos frutos conhecemos a árvore, numa alusão à espiritualidade; nessa reportagem o princípio é conhecer a sociedade através de seus resíduos. Existem estudiosos na área e não é difícil projetar conclusões como desperdícios e irresponsabilidades no descarte.

"Traumas de guerra"
Sobre o estresse pós-traumático de soldados no pós guerra. O assunto foi citado em outra edição, no contexto de causas da ansiedade, onde propuseram tratamento medicamentoso e enfrentamento da situação. Nessa edição o foco foram as caracterizações desse estresse, que acaba interferindo na vida emocional, familiar, social e profissional com paranóias, sentimento de rejeição e culpa. Reafirmo também como medida de tratamento a comunhão com Deus.
Lembrei de duas obras onde o estresse pós-traumático de soldados é mostrado...
Uma foi a série "Cobra Kai", que trouxe de volta o universo de Daniel Larusso (para entendedores) com os mesmos atores dos filmes. Entre eles o Kreese, que foi o "professor mau" do primeiro filme. Na série descobrimos sua história, deturpada por lembranças do Vietnã.
Outra lembrança foi o livro "Matadouro Cinco". Passado e presente se misturam na percepção do protagonista, testemunha do famigerado bombardeio na cidade alemã de Dresden na Segunda Guerra. Se não estou enganado, são lembranças vivenciadas pelo autor (faz tempo que li). Enfim, o cara tem vida impactada e o livro tem relatos tão loucos que parecem movidos pela psicodelia e psicoativos dos anos 60, quando foi escrito.
Ruins ou não, ficam as dicas...

Essas e outras na edição.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR