Superinteressante Nº 407 (Setembro de 2019)

Superinteressante Nº 407 (Setembro de 2019)



Resenhas - Superinteressante Nº 407 (Setembro de 2009)


3 encontrados | exibindo 1 a 3


Canteli Marcio 19/09/2022

A reportagem título SOLIDÃO é a melhor
Li as outras por pura curiosidade.
Tenho acesso "grátis" a essa revista pelo Amazon Prime
DANILÃO1505 19/09/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!


anicca 25/07/2023minha estante
olá, você sabe se no prime tem também "o guia secreto" de game of thrones?




z..... 01/10/2019

Setembro de 2019
"As forças ocultas por trás da política do desmatamento" coloca em paralelo o militarismo dos anos 70 com a atual política do governo. As semelhanças são grandes nas questões ambientais, em que a exploração não prioriza mecanismos de proteção, nem interesses dos chamados "povos da floresta", e a visão de soberania é associada a entreguismo escancarado de nossas riquezas para empreendimentos estrangeiros (como as mineradoras).
Cada vez mais fico convicto que é um governo para os interesses empresariais... Já liberou armas para eles, atenuou leis para seus empreendimentos, enfraqueceu mecanismos de investigação contra as tramoias, divulga dados enganadores, tem perdoado várias coisas escandalosamente e tem usado autoritarismo como se sua opinião fosse sempre a ideal ou apelo do povo.

"A explosão da solidão", reportagem de capa, passa por definições (isolamento real e da mente), dados importantes (como o aumento dos números de divórcio, pessoas morando só, suicídio) e impactos diversos (maior predisposição para doenças cardiovasculares, psicossomáticas, câncer, Alzheimer, estresse, depressão, entre outros). Em minha leitura o aspecto que mais se destacou foi a questão genética associada, com um tal gene da solidão. Será mesmo real? A reportagem não me convenceu. Gostaria de mais pareceres sobre a situação. Vejo a solidão como consequência de situações mal resolvidas, independente do tipo de personalidade.

Nas dicas de leitura, a ilustração para divulgar o livro foi mais que suficiente para reconhecer uma interessante obra e assim fiquei muito afim de "Humanos: Uma breve história de como f*demos com tudo", de Tom Phillips. No caso, citaram a política ambiental adotada pelo governo chinês na década de 1950, quando os pardais foram tratados como "praga capitalista" por consumirem grãos que poderiam alimentar as pessoas. Por conta disso investiram milhões na matança, que levou a desequilíbrio ecológico com explosão de gafanhotos (devastaram a agricultura e causaram uma grave situação de fome na nação).

"Os hipopótamos de Escobar" é outra reportagem que gostei. Fala da excentricidade do traficante em construir um zoológico, importando mais de mil espécies. Entre elas, dois casais de hipopótamos, soltos na natureza, criados livremente, sem manejo adequado, e hoje com uma população estimada em 50 indivíduos. O povo não tem noção do perigo (os animais com mais mortes a humanos na África) e o pior é que estão perdendo o controle, com o bicho migrando para territórios mais distantes, impactando o ambiente (matam tudo que podem em seu domínio, como o peixe-boi), podendo ultrapassar as fronteiras. Uma herança perigosa deixada pelo traficante...
Acredito que eles tem que ser confinados em certo ambiente controlado (o ideal, mas também difícil pelo alto custo) ou então que sejam todos abatidos. Soltos desse jeito é que não podem ficar...

"A bruxa do cacau" conta a história da vassoura-de-bruxa, fungo que começou a assolar as plantações de cacau no Nordeste a partir da década de 1990. Até hoje a produção não se recuperou como em outros tempos (os dados mostram que a produção caiu em até dois terços, comparativamente aos anos antes da praga) e os agricultores tiveram que adaptar a situação ao mercado, passando para uma fase de beneficiamento do chocolate, em vez de simplesmente fornecer as amêndoas
O ponto mais curioso foi a informação de que o fugo é nativo da Amazônia e chegou à zona de Mata Atlântica, como na Bahia, por agroterrorismo. Isso mesmo, a introdução é especulada proposital por agroterroristas!

Legal o "Atlas etimológico", com a origem dos nomes de vários países. A etimologia que mais curti foi de El Salvador, uma referência a Jesus Cristo.

E assim a edição segue com outras notas, curiosidades e reportagens superinteressantes, mas essas foram as que mais gostei!
comentários(0)comente



Emarcilio 06/10/2019

Ótima edição
Várias reportagens boas, com muitos esclarecimentos sobre a solidão, a indústria de alimentos, a história do cacau etc. Vi o como a solidão pode ser prejudicial à saúde e o que fazer para tentar aproveitar os momentos em sua própria companhia.
comentários(0)comente



3 encontrados | exibindo 1 a 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR