Revolução no cotidiano e nos costumes

Revolução no cotidiano e nos costumes Alexandra Kollontai


Compartilhe


Revolução no cotidiano e nos costumes


A questão feminina nos primeiros anos da Revolução Russa




Fazem parte deste livro três textos de A. Kollontai sobre a questão feminina, a questão da família, da relação afetiva e conjugal nos marcos do capitalismo e também nos primeiros anos da Revolução Russa.

Na verdade, os dois textos principais do livro, Revolução na vida cotidiana e A revolução nos costumes, são conferências de Kollontai para mulheres ativistas da Revolução Russa e nelas a autora já analisa experiências daqueles primeiros anos – de sofrimentos inauditos nos marcos da guerra civil e privações – das medidas tomadas pelo jovem Estado Soviético em prol das mulheres e das crianças.

Como agente do Estado soviético, Kollontai debate a importância, o significado e as perspectivas de medidas em favor da libertação da mulher, da separação da mulher da cozinha, de todo afazer doméstico e dos encargos de mãe. São textos vivos, da sua experiência prática, avaliada ponto a ponto pela autora.

O último texto, A união livre, é de 1909, e nele Kollontai analisa amplamente a relação amorosa de casal, suas contradições e a luta pelo amor autêntico, "livre", sem qualquer outra determinação que não seja o próprio amor.

Naturalmente, em cada um dos tópicos analisados: desde a família,a prostituição, a função materna, o amor conjugal etc. Kollontai invariavelmente vai em busca das determinações sociais de cada fenômeno e também examina a perspectiva de superação das travas que, no capitalismo, operam contra a relação humana comunista, consciente e contra a mulher.

História / Não-ficção / Política / Psicologia / Sexo e Sexologia / Sociologia

Edições (1)

ver mais
Revolução no cotidiano e nos costumes

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

13%

88%

Diogo.Leal
cadastrou em:
15/09/2018 17:19:22
Diogo.Leal
editou em:
15/09/2018 17:21:14