Rimas da vida e da morte

Rimas da vida e da morte Amós Oz


Compartilhe


Rimas da vida e da morte





Um romancista medianamente famoso se prepara para dar uma palestra e participar de um debate sobre sua obra num centro cultural de bairro, em Tel Aviv. Enquanto faz hora num café, passa a imaginar uma história para cada indivíduo que vê à sua volta. A atraente garçonete que o serve, por exemplo, vira ex-namorada do goleiro reserva do time de futebol Bnei Iehudá. Dois homens que conversam numa mesa próxima se convertem, na sua fantasia, em mafiosos discutindo a situação de um terceiro homem, um ricaço que agora definha na UTI de um hospital.

A compulsão ficcional do escritor prossegue durante e após a palestra, resultando numa teia de histórias imaginárias que começam a se embaralhar com a trajetória do protagonista, a ponto de não sabermos, por exemplo, se ele foi ou não para a cama com a moça solitária que leu para o público trechos de suas obras no evento do centro cultural.

Ficção e realidade se confundem nesta narrativa singular e envolvente, cujo próprio título, Rimas da vida e da morte, é tirado do livro fictício de um autor também inventado, o poeta Tsefania Beit-Halachmi, cujos versos o protagonista e outros personagens vivem citando.

Com discrição e astúcia, Amós Oz parece nos dizer que por trás de cada indivíduo anônimo existe um manancial de dramas e comédias possíveis. Na sua dicção calorosa, de conversa íntima com o leitor, o autor israelense reafirma sua crença na literatura de imaginação como meio de conhecimento e de superação da distância entre os homens.

Literatura Estrangeira / Romance

Edições (1)

ver mais
Rimas da vida e da morte

Similares

(1) ver mais
Mais de Uma Luz

Resenhas para Rimas da vida e da morte (4)

ver mais
Um retrato da criação
on 3/6/09


Todo escritor ou aspirante a escritor precisa ler. "Com sua prosa envolvente e calorosa, Amóz Os nos mostra neste pequeno livro que em todo indivíduo, por mais opaco que pareça à primeira vista, existe um mundo de narrativas possíveis".... leia mais

Estatísticas

Desejam44
Trocam1
Avaliações 3.6 / 100
5
ranking 17
17%
4
ranking 38
38%
3
ranking 34
34%
2
ranking 8
8%
1
ranking 3
3%

35%

65%

Hugo R
cadastrou em:
15/01/2009 14:43:15
Jenifer
editou em:
09/09/2019 12:33:08