Rituais de Sofrimento

Rituais de Sofrimento Silvia Viana


Compartilhe


Rituais de Sofrimento





“O tapa na nuca acompanhado do sarcástico ‘Pede pra sair’ é a imagem da nossa dominação, uma dominação que não funciona pela coerção pura, mas que transforma força bruta em ideologia. Ele está em todos os lugares, está na multiplicação do assédio moral nas empresas, bem como na máxima brincalhona: ‘Tá com medo? Por que veio?’. Ele está nas palavras do médico que recusa um atestado de dispensa, pois “tem paciente que implora para retornar ao trabalho, mesmo sentindo a dor do cálculo renal”.

Está em cada uma das palavras aqui escritas apressadamente, pois o prazo inabalável é um tapa que empurra adiante, para que não se cruze a linha da aniquilação acadêmica. Essa é a imagem que sintetiza o controle do trabalho no capitalismo atual em geral e nos reality shows em particular. Quando se assiste ao participante do Big Brother sendo levado a um ‘quarto branco’ ou a um ‘quarto do terror’, é possível escutar o programa sussurrando em seu ouvido: ‘Pede pra sair, vai, pede pra sair...’”.

Edições (1)

ver mais
Rituais de Sofrimento

Similares

(1) ver mais
Videologias

Resenhas para Rituais de Sofrimento (0)

ver mais
Um altar para o gozo
2 weeks, 4 days ago


Levando em consideração o fato da nova edição do BBB ter estreado há pouco tempo resolvi resenhar esse livro da professora de sociologia Silvia Viana, que explora de forma bastante interessante o nosso fascínio pelos reality shows. Rituais de sofrimento, nesse sentido, me parece um bom título para o livro. Por que? Porque há um elemento de repetição elementar no processo de exposição e consumo desse tipo de conteúdo na internet ou na tv. O que está em jogo é essa a dimensão ritualís... leia mais

Estatísticas

Desejam16
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.3 / 14
5
ranking 50
50%
4
ranking 29
29%
3
ranking 21
21%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

38%

62%