Romance Antigo

Romance Antigo Darcy Azambuja


Compartilhe


Romance Antigo (Coleção Província)





ROMANCE ANTIGO, é uma história de amor, que tem por cenário o Porto Alegre antigo, Porto Alegre de 1816, sem iluminação, sem calçamento, em cujas ruas passam as seges e coches aos solavancos. É a narrativa emocionante de um grande amor, que afronta todos os obstáculos que o destino e os homens lhe opõem, e vence o próprio tempo no coração e na alma dos descendentes dos dois amantes, vítimas dos costumes e das ideias da época.

Romance cíclico, a sua trama está intima mente ligada à vida de uma cidade, e os episódios e personagens refletem os hábitos sociais e os modos de pensar de diversos períodos históricos. Ana Emília, a heroína, é uma dessas figuras singulares por sua beleza, doçura e energia, que nos obrigam a compartilhar dos sofrimentos e das alegrias que a vida lhes reservou.

[Sobre o Autor]: Darcy Pereira Azambuja nasceu em Encruzilhada — RS, em 1901 e faleceu em Porto Alegre, em 1970. Foi desses raros escritores que se consagram com o primeiro livro. Sua estréia, em 1925, com No Galpão, teve o reconhecimento da Academia Brasileira de Letras, mereceu a melhor crítica e recebeu o favor público. O autor ia pelos 24 anos. E só voltaria a publicar novo livro de contos regionalistas, nos moldes de No Galpão, em 1956, passados 31 anos de sua vitoriosa estréia. Ao longo desse largo espaço de tempo, deixou de fazer literatura para entregar-se ao magistério superior e à administração pública. Chegou a catedrático da Faculdade de Direito de Porto Alegre e a secretário do Interior e Justiça do governo do Rio Grande do Sul. Nada, porém, impediria que seu livro de estréia continuasse a fazer carreira literária para seu autor. Reeditado sucessivamente através de todos aqueles anos (e ainda agora), No Galpão transformou-se num livro de interesse permanente, mantendo-se nas livrarias há quase 60 anos. Dizem que, se os escritores deixassem sucessores, como nos inventários, este contista seria o herdeiro de Simões Lopes Neto.

Texto extraído do livro Entrevero, L&PM Editores, especial para MPM Propaganda, Porto Alegre — 1984, pág. 41.
(Fonte: http://www.releituras.com/dazambuja_menu.asp)

Aventura / Crônicas / Drama / Ficção / História / Literatura Brasileira / Romance / Suspense e Mistério

Edições (2)

ver mais
Romance Antigo
Romance Antigo

Similares

(42) ver mais
O tacho e a cuia
Os Donos da Terra
35 Melhores Contos do Rio Grande do Sul
Beco do Rosário

Estatísticas

Desejam5
Trocam1
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

21%

79%

Ana
cadastrou em:
07/10/2010 18:40:36
orffeus
editou em:
01/09/2023 15:36:49

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR