Romanceiro da Inconfidência

Romanceiro da Inconfidência Cecília Meireles


Compartilhe


Romanceiro da Inconfidência


Edição Comemorativa 60 Anos




A literatura brasileira esta repleta de obras em prosa romanceando acontecimentos históricos. Desde a viagem de Cabral e o estabelecimento dos primeiros colonos nesta terra, até ficções sobre fatos recentes, como os governos militares, ha inúmeros romances e contos. Mas são poucas as obras poéticas que se arriscam a semelhante tarefa. Uma das exceções, e por certo a mais brilhante, e o Romanceiro da Inconfidência, iluminado pela poesia altíssima de Cecília Meireles.
O poema (na verdade formado por vários poemas que também podem ser lidos isoladamente) recria os dias repletos de angustias e esperanças do final da década de 1780, em que um grupo de intelectuais mineiros sonhou se libertar do domínio colonial português e do desastre que se abateu sobre as suas vidas e a de seus familiares. Utilizando a técnica ibérica dos romances populares, atenta aos autos do processo, as cartas, aos testamentos, a pintura, as modinhas, as estatuas dos profetas de Aleijadinho, a poeta recria com intensa beleza o cotidiano, os conflitos e os anseios daquele grupo de sonhadores. Diante dos olhos do leitor surgem as figuras de Tomas Antonio Gonzaga, o apaixonado de Marília, a bela, Claudio Manuel da Costa, Barbara Eliodora e, se sobressaindo sobre todos, o perfil impressionista de Tiradentes, retratado como um Cristo revolucionário, tal a imagem que se modelou a partir do século XIX e se impôs ate nossos dias.
A idealização preenche lacunas históricas e enriquece o poema. Como observa Alberto da Costa e Silva no prefacio, "com a imaginação a adivinhar o que não se mostra claro ou não esta nos documentos, Cecília Meireles recria poeticamente um pedaço de tempo e, ao lhe reescrever poeticamente a historia, da a uma conspiração revolucionaria de poetas, num rincão montanhoso do Império português, a consistência do mito".

Poemas, poesias

Edições (4)

ver mais
Romanceiro da Inconfidência
O romanceiro da incofidência
O romanceiro da incofidência
Romanceiro da Incofidência

Similares

(7) ver mais
Boca do inferno
O Livro de Ouro da Poesia Universal
Marília - A Noiva da Inconfidência
Liberdade Ainda Que Tardia

Resenhas para Romanceiro da Inconfidência (11)

ver mais
Romanceiro da Inconfidência
on 30/4/22


Gostei muito da Cecília Meireles, mesmo; gostei do estilo de poesia dela. E gostei, também, da forma com que ela aborda os temas nos seus poemas. Achei especialmente lindas as últimas imagens que a autora nos descreve, lá para o fim do livro. De fato, esses poemas, de tão bem colocados, constituem praticamente um romance, um verdadeiro romance! São simples e profundos... Parece-me, aliás, que a Inconfidência Mineira foi muito bem retratada. Recomendo!... leia mais

Estatísticas

Desejam19
Trocam2
Avaliações 3.7 / 166
5
ranking 31
31%
4
ranking 33
33%
3
ranking 29
29%
2
ranking 4
4%
1
ranking 4
4%

22%

78%

MRafael
cadastrou em:
10/12/2015 23:08:45

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR