Rosshalde

Rosshalde Hermann Hesse


Compartilhe


Rosshalde





ROSSHALDE é o romance de um lar em dissolução, a história pungente de um homem que, solitário em sua própria casa, se refugia nas artes, trabalha até a exaustão e luta com todas as forças para conquistar o afeto do filho pequeno, já que o mais velho dele se apartara irremediavelmente, mantendo ambas relações que se assemelhavam às de "dois embaixadores de potências inimigas. Os vínculos que o ligavam à mulher e é impossível restaurá-los, nem mesmo à hora trágica em que o menino Pierre é levado pela morte.



O livro mostra o processo de redescobrimento do pintor, de sua identidade. Um casamento mal-sucedido com Adele, um amor forte pelo filho caçula, Pierre, uma relação conflituosa com o filho mais velho, Albert e a pintura como seu suporte, este é o universo de Veraguth.



O pintor encontra-se como que preso a Rosshalde, incapaz de abandonar sua vida medíocre, segundo seu amigo Otto Burkhardt. A visita deste amigo, que passa alguns dias em Rosshalde, ajuda Veraguth a olhar para si próprio e analisar o que fora a sua vida até então. Há todo um processo reflexivo sobre o personagem, sua identidade, sua arte, e sua necessidade, seu casamento, seus filhos, tudo o que é representativo em sua vida. Como se Veraguth olhasse através do espelho da alteridade, simbolizada por seu amigo Otto, e vislumbrasse a si próprio e tudo o que ele poderia ser.



Como todo processo de auto-conhecimento, conflitos internos surgirão, e o que o pintor precisa é de uma mudança, enfrentar-se, soltar-se de tudo aquilo que lhe prende a Rosshalde. À medida que se descobre, o pintor muda e assim caminha para a liberdade que é o encontro com si mesmo.



O livro nos traz reflexões filosóficas, como o porquê da necessidade do artista de criar, e nos coloca possibilidades de posicionamento frente às dificuldades da vida. É um livro que nos diz muito da natureza humana, mostra traços da simplicidade infantil e suas pequenas-grandes descobertas, a gravidade de escolha de vida à maneira estóica e toda sua impassividade e sutilezas de um relacionamento conjugal malsucedido.



Diversos modos de vida são mostrados, como se cada personagem representasse um deles, todos circulando no universo do artista. Hesse nos possibilita ler o olhar do artista e talvez seja possível, assim como Johann se compreende a partir de Otto, o leitor se compreender a partir de Johann.

(retirado de http://resumos.netsaber.com.br/ver_resumo_c_4170.html )

Literatura Estrangeira / Ficção / Romance

Edições (4)

ver mais
Rosshalde
Rosshalde
Rosshalde
Rosshalde

Similares

(12) ver mais
The Journey to the East
Beneath the Wheel
Knulp
Peter Camenzind

Resenhas para Rosshalde (8)

ver mais
O que nos resta?
on 22/11/23


Rosshalde entrou pro meu top 3 livros favoritos! Um livro que me deixou extremamente reflexiva sobre o sentido da vida. O que é viver? Estamos sempre buscando realizar sonhos, atingir metas, estamos sempre correndo contra o tempo e acabamos esquecendo do real sentido da vida. Assim com Johann, que tinha tudo o que ele mais amava ali na palma da sua mão, buscava sempre um sentido para tudo o que ele fazia e vivia, mas esquecia de viver a vida como ela é e de valorizar os pequenos detal... leia mais

Vídeos Rosshalde (2)

ver mais
LANÇAMENTOS DE LIVROS | AGOSTO 2023 | Ana Carolina Wagner

LANÇAMENTOS DE LIVROS | AGOSTO 2023 | Ana Car


Estatísticas

Desejam25
Trocam3
Avaliações 4.0 / 129
5
ranking 40
40%
4
ranking 26
26%
3
ranking 29
29%
2
ranking 4
4%
1
ranking 1
1%

45%

55%

Larissa
cadastrou em:
19/08/2009 13:45:56
Van
editou em:
15/08/2017 13:51:48

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR