Rútilos

Rútilos Hilda Hilst


Compartilhe


Rútilos





Rútilos é a reunião de duas obras consagradas de Hilda Hilst: Rútilo Nada e Pequenos discuros. E um grande. A idéia inicial de juntar os livros é de Alcir Pécora, professor de teoria literária na Unicamp e responsável pela edição e pelo plano de edição das obras de Hilda Hilst publicadas pela Editora Globo.




"Rútilo Nada é uma espécie de forma expandida de uma das novelas de Pequenos Discursos, cujo personagem tem o mesmo nome nos dois casos: Lucas. O mais interessante é que Rútilos junta e ressalta nas formas de tirania social e política expostas nos Pequenos Discursos a da opressão sexual, familiar e amorosa", explica o professor.





Com Rútilo Nada, Hilda ganhou o Prêmio Jabuti de melhor conto em 1993. O texto disserta sobre uma trágica história do amor entre dois homens e discute a questão homoerótica em relação à estudos culturais contemporâneos.





Já Pequenos discursos. E um grande é conhecido pela redação que consegue levar ao leitor uma visão opressora e rígida do convívio na sociedade. "A idéia de colocar os dois textos juntos surgiu quando percebi a relação entre os personagens. Nisso está clara a articulação que Hilda faz entre as formas políticas e sexuais de repressão", diz Pécora.





Rútilos, no entanto, foi o título dado pela própria autora à junção das suas obras. "Eu sei o que significa a palavra no português, isto é, o mesmo que rutilante: "um brilho que ofusca". Há, portanto, ironia no título quando o que brilha intensamente é o "nada". Quando propus juntar as novelas, Hilda logo pensou que o melhor título para o novo volume era Rútilos. Disse que preferia um título curto e incisivo", declara o professor.



fonte: ed. Globo

Ficção

Edições (1)

ver mais
Rútilos

Similares

(30) ver mais
Do Desejo
Por que ler Hilda Hilst
Grandes chances de morrer lentamente
A obscena senhora D

Resenhas para Rútilos (6)

ver mais
Pequenos discursos. E um grande.
on 16/11/22


Hilda Hilst. ?E muitas vezes pensei que já nasci maduro e triste e perfeito para morrer porque as coisas em mim sabem do seu destino adulto, as coisas em mim não são coisasmeninas, surgem na mão, prontas para serem colhidas?. Dando continuidade na leitura de toda Prosa da Hilda, na cia do meu amigo @marcosmelhado , foi a vez de encarar esses pequenos discursos e claro, um grande! Hilda parece ir formando, navegando por onde quer chegar, dessa vez fiz muitas marcações, o último conto... leia mais

Vídeos Rútilos (1)

ver mais
TAG Encontre um Livro | Felicidade Clandestina

TAG Encontre um Livro | Felicidade Clandestin


Estatísticas

Desejam36
Trocam1
Avaliações 4.3 / 149
5
ranking 50
50%
4
ranking 39
39%
3
ranking 7
7%
2
ranking 4
4%
1
ranking 1
1%

39%

61%

Helena
cadastrou em:
08/01/2009 04:08:49
afonso
editou em:
06/04/2018 14:39:37

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR