Sair da Grande Noite

Sair da Grande Noite Achille Mbembe


Compartilhe


Sair da Grande Noite (Colecção Reler África)


Ensaio sobre a África descolonizada




A descolonização africana não terá sido apenas um acidente tumultuoso, um estilhaço à superfície, o sinal de um futuro a subtrair-se? No presente ensaio crítico Achille Mbembe demonstra que – para lá das crises e da destruição que muito afectaram o continente desde as independências – novas sociedades emergem, concretizando a sua síntese a partir da reconstituição, da distribuição das diferenças entre si e os outros e da circulação dos homens e das culturas. Esse universo crioulo, cuja trama intrincada e invariável oscila incessantemente entre uma forma e outra, constitui a base de uma modernidade que o autor qualifica de "afropolitana".

Obviamente que é necessário desencriptar essas mutações agricanas, confrontando-as também com as evoluções das sociedades pós-coloniais europeias – designadamente a francesa, que descolonizou sem se auto-descolonizar – para acabar definitivamente com a raça, a fronteira e a violência que continuam arraigadas nos imaginários de ambas as margens do Mediterrâneo. Eis a condição para que o passado comum se torne, finamentalmente, num passado partilhado.

Escrito num tom que tem tanto de moderado quanto de incandescente e muitas vezes de poético, o presente ensaio constitui um texto essencial do pensamento pós-colonial em língua francesa.

Ensaios

Edições (2)

ver mais
Sair da grande noite
Sair da Grande Noite

Similares

(8) ver mais
A colonização explicada a todos
Necropolítica
Crítica da Razão Negra
O Poder das culturas africanas

Estatísticas

Desejam44
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.7 / 8
5
ranking 75
75%
4
ranking 25
25%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

44%

56%

EvertonAC
cadastrou em:
25/11/2015 21:32:14