Salvando a Mona Lisa

Salvando a Mona Lisa Gerri Chanel


Compartilhe


Salvando a Mona Lisa


A extraordinária operação para proteger o Louvre e seus tesouros da invasão nazista




No final de agosto de 1939, quando a guerra ameaçava eclodir na Europa, os curadores do Louvre guardaram o quadro mais famoso do mundo em um estojo especial forrado com veludo vermelho e o enviaram ao Vale do Loire, cerca de duzentos quilômetros ao sul de Paris. Assim começou a maior retirada de obras de arte e antiguidades da história. À medida que os alemães se aproximavam da capital em 1940, os franceses se apressavam para despachar as obras-primas cada vez mais ao sul, vez após vez durante a guerra, cruzando todo o sudoeste da França.

Durante a ocupação alemã, a equipe do Louvre lutou para manter tesouros inestimáveis longe das mãos de Hitler e de seus capangas e para manter seguro o palácio do Louvre, muitas vezes arriscando seus empregos e suas vidas para proteger a herança artística do país. Salvando a Mona Lisa é a história arrebatadora e cheia de suspense dessa batalha.

Encorpado por uma pesquisa profunda e acompanhado por fotografias fascinantes daquele período, Salvando a Mona Lisa é uma envolvente história real de arte e beleza, intriga e sagacidade, e de uma coragem moral notável em face de um dos inimigos mais aterrorizantes da história.

Artes / História

Edições (1)

ver mais
Salvando a Mona Lisa

Similares

(13) ver mais
Caçadores de Obras-Primas
Bando de ladrões
A Matemática e a Mona Lisa
Mona Lisa - A Mulher Por Trás do Quadro

Resenhas para Salvando a Mona Lisa (2)

ver mais
"Salvar um pouco da beleza do mundo"
on 23/4/20


"Salvando a Monalisa" foi uma feliz surpresa, a autora retrata de maneira concisa e enriquecedora os detalhes a respeito do trâmite dos "tesouros" do Museu de Louvre na França durante a Segunda Guerra Mundial. O livro esclarece pontos que muitas vezes passam despercebidos quando trata-se do estudo da 2° Guerra Mundial, a leitura é boa e traz um enriquecimento tanto em nível de conhecimento histórico, quanto em nível cultural.... leia mais

Estatísticas

Desejam33
Trocam1
Avaliações 4.2 / 21
5
ranking 62
62%
4
ranking 14
14%
3
ranking 24
24%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

23%

77%

Carlos.Eduardo
cadastrou em:
19/04/2019 13:43:22