São Marcos de Palestra Itália

São Marcos de Palestra Itália Celso de Campos Jr

Compartilhe


São Marcos de Palestra Itália





Livro escrito pelo jornalista Celso de Campos Jr. e editado pela Realejo tem texto descontraído e é ilustrado com mais de cem fotografias

“Deixei de ser só profissional quando recusei os milhões do Arsenal para jogar a Série B. Ali, já falei com o coração.” Essa e outras declarações marcantes do goleiro Marcos estão em “São Marcos de Palestra Itália”, livro publicado pela Realejo Edições e que chega às principais livrarias do país em dezembro.

O jornalista e escritor Celso de Campos Jr., autor da consagrada biografia do sambista Adoniran Barbosa, reconta em 304 páginas a trajetória do caipirão que chegou ao Palmeiras com a fama de ter sido trocado por doze pares de chuteiras e alcançou o topo do mundo como titular da Seleção Brasileira pentacampeã na Copa de 2002.

Bem documentado e criterioso, mas com texto leve e descontraído, acompanhado por uma centena de fotografias – incluindo raras imagens da época em que o craque ainda tinha cabelo! –, o livro dá uma nova dimensão à figura do ídolo.

“Era uma história que, definitivamente, merecia ser contada – com o rigor jornalístico e a independência que se aplicam a uma biografia ou a uma grande reportagem, sim, mas sem perder de vista o tom descontraído do folclore que cerca o futebol, seus protagonistas e seus fiéis seguidores. Decidi então matar no peito e encarar o desafio”, explica Celso de Campos Jr..

“São Marcos de Palestra Itália” foi idealizado em 2003, quando o goleiro demonstrou uma paixão incomum no mundo do esporte profissional ao recusar a milionária proposta do Arsenal, na Inglaterra, para jogar a segunda divisão do Brasileiro com o Palmeiras. Mas as folhas do calendário voaram mais rápido que os cabelos do rapaz de Oriente – e eis que já estávamos na temporada de 2011.

Nesses oito anos, Marcos solidificou-se como um personagem ímpar no futebol nacional: sua sinceridade, sua competência e sua lealdade lhe renderam a devoção incondicional da massa palmeirense e, caso raro, a admiração das torcidas rivais. Em uma era de atletas cada vez concebidos e alimentados pelo marketing, o pentacampeão manteve a mesma autenticidade daquele jovem caipira que, em 1992, desembarcou em São Paulo para tentar a sorte no Palmeiras.
Toda essa trajetória está em “São Marcos de Palestra Itália”, um livro que, longe de santificar o homem, humaniza o santo.

304 páginas, por R$ 49,90.

Sobre o autor:

Celso de Campos Jr. nasceu em São Paulo em 1978. Formado em Jornalismo pela Cásper Líbero e em História pela Universidade de São Paulo, é autor de Adoniran – uma biografia (Editora Globo) e Nada mais que a verdade: a extraordinária história do jornal Notícias Populares (Summus Editorial)

Edições (1)

ver mais
São Marcos de Palestra Itália

Similares

(1) ver mais
Giba Neles!

Resenhas para São Marcos de Palestra Itália (6)

ver mais
Bíblia Verde
on 20/8/12


Uma bíblia Palestrina para os nascidos na década de 80 (que é o meu caso) pois conta desde o início do Marcão no Palestra que foi mais ou menos na época que comecei a entender sobre futebol. Não acho que o livro seja para qualquer torcedor por retratar a carreira de um dos maiores goleiros dos últimos tempos. Ele é escrito por um Palmeirense tendencioso (graças a Deus)feito para Palmeirenses apaixonados, tirando sarro dos outros times - principalmente os que foram massacrados pelo verd... leia mais

Estatísticas

Desejam20
Trocam5
Avaliações 4.4 / 132
5
ranking 63
63%
4
ranking 18
18%
3
ranking 17
17%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

68%

32%


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR