Saudades Dos Cigarros Que Nunca Fumarei

Saudades Dos Cigarros Que Nunca Fumarei Gustavo Nogy


Compartilhe


Saudades Dos Cigarros Que Nunca Fumarei





Ensaios imprudentes
O ensaio breve é uma arte que exige graça e agilidade. Gustavo Nogy é, nele, uma espécie de ginasta olímpico. Tem de ser: não há texto neste livro que não dê volteios em torno da dificuldade que é viver aqui, neste mundo, neste país, nestes anos.
O autor ora desfere contra essa mania atual de endeusar os filhos, ora faz você se perguntar por que descer ao litoral no feriado – lentamente, a 20 km por hora no congestionamento – parece uma maneira eficaz de escapar de tudo, se tudo e todos estão indo junto com você. Em um texto, relembra os tapas na nuca que a mãe lhe dava quando ele chorava na escola, como Proust relembrava as suas madeleines – como um sabor inefável e insubstituível perdido no tempo. No texto seguinte, desconcerta com a comparação entre as revistas masculinas e as femininas, e a conclusão de que elas são um bocado parecidas.
Ao final, Gustavo se torna para o leitor um bom amigo. Que provoca, que diz as coisas como as coisas são, que às vezes até ultraja. Mas que nunca perde o humor nem a vontade de ouvir – e a de conversar, em boa prosa.

Literatura Brasileira

Edições (1)

ver mais
Saudades Dos Cigarros Que Nunca Fumarei

Similares


Resenhas para Saudades Dos Cigarros Que Nunca Fumarei (3)

ver mais
saudades dos cigarros que nunca fumarei
on 24/7/18


Em fevereiro tirei uns dias de férias, fui às bordas dos campos de Piratininga rever meus irmãos e amigos, prometi não me envolver com os registros de minhas leituras, que só as retomaria após a volta aos pagos do Rio Grande. Ai de mim. Àquele mês somaram-se três outros sem escrever sobre livros e já são tantos lidos e não resenhados, volumes que parecem me cobrar atenção quando os olho empilhando-se sob minha escrivaninha. É que o hábito, fiel camareiro, nos serve tanto para o bem qu... leia mais

Vídeos Saudades Dos Cigarros Que Nunca Fumarei (1)

ver mais
SAUDADES DOS CIGARROS QUE NUNCA FUMAREI | RE:VIEW

SAUDADES DOS CIGARROS QUE NUNCA FUMAREI | RE:


Estatísticas

Desejam20
Trocam2
Avaliações 3.9 / 28
5
ranking 50
50%
4
ranking 25
25%
3
ranking 11
11%
2
ranking 4
4%
1
ranking 11
11%

52%

48%

Anne - @literatura.estrangeira
cadastrou em:
14/09/2017 15:32:34