Saudades: história de menina e moça

Saudades: história de menina e moça Bernardim Ribeiro


Compartilhe


Saudades: história de menina e moça





Menina e Moça, romance de Bernardim Ribeiro, editado por três vezes no séc. XVI: 1554 (Ferrara, com o título História de Menina e Moça), 1557-58 (Évora, com o título Saudades) e 1559 (Colónia, a partir da 1.ª edição), incluindo a 2.ª edição um prolongamento, que se costuma aceitar como sendo do autor, até ao cap. XXIV.

O texto representa uma convergência de tópicos ficcionais, quer no plano da história literária (agregando ingredientes da novela de cavalaria, do romance pastoril e da novela sentimental), quer no plano do conteúdo (pela conversão a um lugar de encontro, feminino e lamentoso, da Menina - que inicia o livro com um monólogo de evocação de deslocação e de mudança de vida - com uma Senhora, com a qual discute histórias de amores infelizes, que se intercalam na acção central da ficção).

Lugar e mudança convertem-se em pólos de uma comum nostalgia amorosa e do fatalismo do sofrimento, que fazem das histórias intercaladas, ex. Aónia e Bimuarder, Arima e Avalor, desdobramentos insistentes de uma mesma e infinita dor de constantes desencontros amorosos. Amor, natureza, mudança e distância são as constantes semânticas deste livro, o primeiro na literatura portuguesa a desprender-se relativamente das convenções da ficção coeva para assumir o estatuto de narrativa feminina da solidão e da saudade, e de texto de análise incisiva e minuciosa do sentimento amoroso, na sua faceta de consagração dedicada e dolorida.

Literatura Estrangeira / Romance

Edições (3)

ver mais
História de Menina e Moça
Saudades: história de menina e moça
Menina e Moça

Similares

(10) ver mais
Eurico, o Presbítero
Eurico, o Presbítero (eBook)
Eurico, o Presbítero
O Bobo

Resenhas para Saudades: história de menina e moça (4)

ver mais
Menina e Moça ou Livro das Saudades
on 17/3/15


Trata-se de uma novela sentimental, género em voga em Itália, inacabada e de carácter, ao que tudo indica, autobiográfico, em que se inserem relatos que a aproximam, por um lado, do romance de cavalaria e, por outro, do ambiente próprio do bucolismo, um pouco à maneira da novela Fiametta, de Boccacio, em que também uma menina nos fala dos seus males de amor. O livro inicia-se por um monólogo a cargo de uma menina, - «Menina e moça me levaram de casa de minha mãe para muito longe»,... leia mais

Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.1 / 12
5
ranking 17
17%
4
ranking 8
8%
3
ranking 50
50%
2
ranking 25
25%
1
ranking 0
0%

20%

80%

petite-luana
editou em:
10/01/2021 16:20:32

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR