Scientific American Brasil - Exploradores do Futuro - 03

Scientific American Brasil - Exploradores do Futuro - 03 Isaac Asimov


Compartilhe


Scientific American Brasil - Exploradores do Futuro - 03


Isaac Asimov - Homens e robôs




Esta edição destaca Isaac Asimov, autor de quatro centenas de livros. Enciclopédico e otimista, ele tomou para si a tarefa de mostrar que as ciências são acessíveis. Depois de empenhar-se durante 14 anos com a divulgação científica, ele voltou a escrever ficção. Assim, ele ficou como Wells, mais lembrado como contador de histórias e menos como divulgador. As reportagens desta edição esclarecem o projeto de difundir a ciência seguido por Asimov e presente em toda a sua obra.


Sumário


Pioneiro domador de robôs

Isaac Asimov transformou a visão que temos dos robôs: de inimigos potenciais da humanidade a máquinas inteligentes com as quais o homem poderia trabalhar e evoluir em conjunto.


Como vejo o mundo

Divisões religiosas, guerra, intolerância e fé cega nos poderes da ciência. Absolutismos que Asimov combateu tanto na ficção como em suas obras de divulgação científica.


Fantasia espacial de conquista

O ambiente americano preferia a aventura à reflexão. Os leitores achavam os autores europeus sisudos e queriam mesmo quadrinhos, cinema e contos com muita ação.


Histórias do futuro

Asimov se esforçou para criar uma história coerente do futuro, que abarcasse a maior parte de suas obras de ficção. Para isso, descreveu 25 mil anos de evolução da humanidade.


Ganhando a América pela palavra

Ele veio da Rússia, seus pais abriram uma loja de doces em Nova York, e a ficção científica, que o marcaria para sempre, era, de início, uma paixão proibida.

O homem de 8 milhões de palavras

O autor de Fundação e Eu, robô dedicou a maior parte de suas energias a livros de divulgação científica. Ele adorava seus próprios números e, quando morreu, tinha quase 500 volumes publicados.


Ciência fantástica

Para a robótica, três leis inexoráveis para o comportamento dos robôs. Para conquistar o céu, propulsão atômica e motores que permitiriam ao homem viajar mais rápido que a luz.


Cinema: do livro à tela

O mesmo autor que povoou toda a galáxia detestava voar. Por isso, passou a vida distante de Hollywood e das grandes produções de ficção científica. Seus sucessos no cinema são póstumos.


Galáxias asimovianas

Livros de ficção, de divulgação da ciência, jogos, CD-ROM, filmes, revistas... Ele está em todas as mídias e continua a influenciar tanto cientistas como fãs.

Edições (1)

ver mais
Scientific American Brasil - Exploradores do Futuro - 03

Similares

(58) ver mais
Scientific American Brasil - Exploradores do Futuro - 01
Scientific American Brasil - Exploradores do Futuro - 04
Scientific American Brasil - Exploradores do Futuro - 02
In Joy Still Felt

Resenhas para Scientific American Brasil - Exploradores do Futuro - 03 (1)

ver mais
on 2/9/17


Conheço Asimov por conta dos filmes "Eu, Robô" e "O Homem Bicentenário", mas não li ainda nenhuma obra dele. Essa edição é portanto uma introdução ao universo do autor, que se revelou espetacular e convidativo para conhecer obras de leitura empolgante. Na biografia, vemos que foi um russo de ascendência judaica, se estabeleceu nos Estados Unidos e escreveu mais de 500 obras, com abordagens nas áreas de física, química, matemática, história, literatura, astronomia e biologia, destac... leia mais

Estatísticas

Desejam3
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.4 / 16
5
ranking 63
63%
4
ranking 19
19%
3
ranking 19
19%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

83%

17%

Nelson
cadastrou em:
01/11/2009 11:31:32

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR