Seleção de materiais de informação

Seleção de materiais de informação Waldomiro Vergueiro


Compartilhe


Seleção de materiais de informação


princípios e técnicas




Ponto de partida da sequência de atividades de que resulta a formação e o desenvolvimento dos acervos das bibliotecas, a seleção de materiais de informação é rotina essencial para o êxito no cumprimento das finalidades dessas instituições. É a atividade de seleção que evidencia os princípios pelos quais a biblioteca pauta seus serviços, mostrando quão próximos eles se encontram das expectativas e necessidades dos usuários. É ela que exige que o bibliotecário aprenda a lidar com a tensão entre escolher o que está mais perto de suas convicções e de sua vontade e escolher o que esteja o mais próximo possível dos anseios e das necessidades dos consulentes, tanto as reais e atuais, quanto aquelas que surgirão a todo instante.
Ao selecionar o acervo da biblioteca, o bibliotecário não segue às cegas as sugestões dos usuários, pois a produção de livros e outros materiais de informação é de tal magnitude que nem sempre esses usuários dispõem do tempo e da amplitude de conhecimentos que lhes permitam definir o que deve ser selecionado. Será preciso a participação e a iniciativa dos bibliotecários para que o processo de seleção ocorra de modo abrangente e participativo, de modo a garantir que foram levadas em conta duas das cinco leis da biblioteconomia: a cada leitor seu livro, a cada livro seu leitor.
Este livro ensina os fundamentos da técnica de seleção dos materiais que formarão o acervo das bibliotecas e instituições afins nos dias de hoje. Esta terceira edição atualiza as informações que, de algum modo, foram afetadas pelos avanços da tecnologia pertinente, na última década.

Educação

Edições (2)

ver mais
Seleção de materiais de informação
Seleção de materiais de informação

Similares


Resenhas para Seleção de materiais de informação (1)

ver mais
Nenhum material será incluído no acervo por modismo ou inércia.
1 week, 4 days ago


A seleção de matérias de informação  busca criar e aplicar políticas  de comportamento a respeito de quais itens uma unidade de informação deve incorporar em seu acervo. Desse modo, as politicas se fundamentam em critérios objetivos, lógicos e racionais,  atendendo as características de determinada biblioteca e seu respectivo público. Esses critérios funcionam como uma espécie de filtragem com o objetivo de gerar um acervo fiel ao que a biblioteca propõe. Para isso, a seleção se inicia... leia mais

Estatísticas

Desejam12
Trocam1
Avaliações 3.9 / 76
5
ranking 28
28%
4
ranking 46
46%
3
ranking 20
20%
2
ranking 7
7%
1
ranking 0
0%

19%

81%

Foggia
cadastrou em:
25/07/2010 17:23:26
Ana
editou em:
14/02/2018 16:50:34