Seleta

Seleta Marcelino Freire


Compartilhe


Seleta


Por pior que pareça




Seleta traz os melhores contos de Marcelino Freire - um dos escritores brasileiros mais celebrados da atualidade - selecionados especialmente pelo autor.

Marcelino Freire é sujeito agreste, escritor de letras quentes. Tornou-se um dos nomes mais importantes da literatura brasileira contemporânea ao fazer sua voz carregada de sotaque soar universal. A oralidade de sua obra é marcante, ecoante; mais do que ouvir as palavras escritas, o leitor é guiado por uma cadência de fala. Há ritmo em cada frase. A polifonia é tamanha e tão bem conduzida, que é como se Marcelino fosse um escritor-maestro.

É maestria mesmo o que temos aqui. Marcelino é mestre. Escreve magistralmente. Chega a ser emocionante lê-lo. Cada livro seu. Ter os contos de Marcelino reunidos em uma Seleta nos faz enxergar, e até ouvir, a solidez de sua trajetória grandiosa. É como se o menino nordestino - que, quando era flagrado escrevendo, ouvia coisas como "De onde tu tira isso? Do teu juízo? Onde já se viu?!" - tivesse construído seu próprio chão de palavras.

Esta Seleta: por pior que pareça reúne contos de seus livros Angu de sangue, BaléRalé, Contos negreiros, Rasif, Amar é crime e Bagageiro. A seleção foi feita pelo próprio autor, a pedido da editora. O que, para Marcelino Freire, foi um minucioso exercício de revisitação, para o leitor e a leitora é uma forma resumida de acesso a grandes contos de um dos nossos maiores prosadores.

Contos / Ficção / Literatura Brasileira

Edições (1)

ver mais
Seleta

Similares


Resenhas para Seleta (1)

ver mais
O melhor de Marcelino em "Seleta"
on 2/3/22


O livro de contos Seleta, de Marcelino Freire (José Olympio, 2021, 124 pp.) traz, como diz seu nome, uma compilação de obras já publicadas pelo autor. Ao todo, são 21 contos breves que comovem, chocam, desestabilizam o leitor. A voz dos narradores é forte, a começar pelo primeiro conto, Muribeca. A personagem-narradora fala em prosa poética, recurso utilizado na maior parte dos contos da Seleta, que vai desfiando rimas tonais dentro dos parágrafos. Ela vai perder o lixão de onde ... leia mais

Estatísticas

Desejam4
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.2 / 9
5
ranking 44
44%
4
ranking 56
56%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

39%

61%

Jenifer
cadastrou em:
17/11/2021 18:27:15
Jenifer
editou em:
17/11/2021 18:27:28

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR