Sem Causar Mal

Sem Causar Mal Dr. Henry Marsh


Compartilhe


Sem Causar Mal


Histórias de Vida, Morte e Neurocirurgia




Como é ser um neurocirurgião? Qual a sensação de ter a vida de outra pessoa em suas mãos, de fazer incisões no órgão que cria nossos pensamentos e sentimentos, nossa razão? Como viver com as consequências de uma cirurgia malsucedida que poderia salvar uma vida?

São essas e outras indagações que conduzem o livro Sem Causar Mal — Histórias de Vida, Morte e Neurocirurgia, aclamado como um dos melhores lançamentos literários de 2014 por The New York Times, Financial Times, Washington Post e The Economist. Um relato forte e brutalmente honesto de Henry Marsh, experiente profissional inglês que diariamente toma decisões angustiantes sob uma atmosfera de total urgência e incerteza. O dr. Marsh palestra no segundo dia da Feira Literária de Paraty — Flip, dia 30 de junho, às 19h15, compondo o debate Matéria Cinzenta na Mesa 5.

No campo da neurocirurgia, mais do que em qualquer outro ramo da medicina, o juramento hipocrático de “nunca causar mal a ninguém” carrega uma amarga ironia — o livro oblitera qualquer noção que considere a neurocirurgia um ofício sofisticado praticado por médicos frios. Com compaixão e candura impressionantes, Dr. Marsh revela sua felicidade ardente em operar, os triunfos comoventes, os devastadores desastres, os arrependimentos amargos e momentos de humor negro que caracterizam a vida de um neurocirurgião.

Passando em revista sua longa carreira, Dr. Marsh descreve o tipo de profissional que era: orgulhoso, ousado, mas também imprudente. Ao mesmo tempo em que sua obstinação o impulsionava a resolver casos dificílimos e o aproximava dos pacientes, também infligiu danos permanentes ou mesmo perdeu pacientes por colocar a busca pela cura acima do cálculo dos riscos. Hoje, sabe que certas ocasiões exigem que o médico aja a fim de causar o menor mal possível — como garantir uma morte indolor ou mitigar os danos de uma doença grave. Henry Marsh , no entanto, escreve que sente saudades do profissional apaixonado e arrogante que foi no passado. Apesar de ser autobiográfico, o livro não se furta a refletir sobre a gestão do sistema público de saúde. Um observador crítico, Dr. Marsh lamenta que a administração pública esteja mais preocupada em sanear financeiramente o setor do que em garantir a qualidade de equipamentos, serviços e profissionais — em sua visão, os jovens neurocirurgiões de hoje não passam pelo treinamento necessário para trabalharem em situações de vida e morte.

Sem Causar Mal fornece um vislumbre inesquecível sobre os incontáveis dramas humanos que nascem de modernos e movimentados hospitais. Acima de tudo, é uma lição na busca por esperança quando se enfrenta as mais duras decisões da vida.

Medicina e Saúde

Edições (1)

ver mais
Sem Causar Mal

Similares

(13) ver mais
Sonhe Alto
Todo paciente tem uma história para contar
FILOSOFANDO NUM CONSULTÓRIO DE OFTALMOLOGIA
Cartas aos Estudantes de Medicina

Resenhas para Sem Causar Mal (8)

ver mais
O livro que todo neurocirurgião deve ler!
on 26/12/18


Excelente!... leia mais

Estatísticas

Desejam55
Trocam1
Avaliações 4.4 / 77
5
ranking 55
55%
4
ranking 38
38%
3
ranking 6
6%
2
ranking 1
1%
1
ranking 0
0%

31%

69%

Quase Tudo de Medicina
cadastrou em:
29/06/2016 14:36:16
Patty
editou em:
13/03/2017 18:18:37