Semelhantemente

Semelhantemente Felipe Carriço


Compartilhe


Semelhantemente





Em uma entrevista recente, Neil deGrasse Tyson, um dos astrofísicos mais respeitados pelos colegas de profissão, foi questionado sobre o universo e se, em meio a toda a imensidão inexplorada que abraça o planeta Terra, poderia existir vida inteligente como a nossa. Ele, de maneira bem simples, respondeu às perguntas com uma indagação: “Quem somos nós para dizermos o que é um ser inteligente?”.

Ele mesmo respondeu a questão utilizando-se de uma parábola fundamentada em anos de estudos científicos sobre os seres humanos e nossa origem genômica. Comprovadamente, nossos parentes mais próximos em toda a linha evolutiva conhecida é o chimpanzé, sendo ele um dos animais mais parecidos com os seres humano em diversos aspectos como sociabilidade, capacidade cognitiva e estrutura corporal. Estudos mais recentes sobre o genoma humano dizem que nós, seres humanos, temos 99% de semelhança com nossos ancestrais símios. Chimpanzés são capazes de utilizar objetos como ferramentas para caçar, abrir nozes e espantar outros primatas, entre outras coisas. Nós, tendo apenas 1% de diferença entre eles, somos capazes de compor sinfonias e realizar grandes feitos de arquitetura e engenharia.

É este pequeno 1% que nos torna mais inteligentes que os chimpanzés. Neil deGrasse termina sua explicação com mais uma questão: “Se nós, com esta pequena diferenciação entre nossos parentes primatas, somos capazes de feitos tão extraordinários, do que seria capaz um ser neste universo desconhecido evoluído 1% além de nós, seres humanos?”.

#SEMELHANTEMENTE é uma coletânea de contos escritos ao longo de dois anos para o blog Não Me Faz Pensar, enquanto tomava gosto pela literatura — aprendi muito tarde sobre o quanto me interessava por ler e escrever. Todos os textos estão expostos em ordem cronológica, conforme foram escritos. É nesta ordem onde se encontra o verdadeiro conceito desta obra.

Assim como vimos que os seres humanos são evoluídos em apenas 1% dos chimpanzés, os leitores mais atentos poderão perceber em pequenas nuances a evolução entre os contos — quase como um darwinismo literário —, sendo que esta evolução não é apenas textual, mas minha como indivíduo pensante, buscando dia a dia, texto a texto e passo a passo ser um pouco melhor do que fui antes.

Aqui você encontrará contos sobre assuntos diversos, sem nenhum apego temático, passando por histórias de amor, aventura, ficção científica e outras, as quais não saberia classificar. Além disso, estão separados na segunda parte deste livro alguns textos escritos para o blog Confraria dos Trouxas, todos sobre amor e inspirados em músicas nacionais, também em ordem cronológica, porém desconectados ao conceito principal, pois foram escritos concomitantemente aos da primeira parte.

Espero que a viagem seja proveitosa e que ao final do livro você tenha alcançado um pouco da evolução que tentei passar como autor. Boa leitura!

Contos

Edições (1)

ver mais
Semelhantemente

Similares

(3) ver mais
Contos obscuros de Edgar Allan Poe
50 contos
Assombro

Estatísticas

Desejam8
Trocam1
Avaliações 4.6 / 8
5
ranking 75
75%
4
ranking 13
13%
3
ranking 13
13%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

50%

50%

Carriço
cadastrou em:
19/06/2013 12:16:34
Carriço
editou em:
29/12/2014 11:02:45

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR