Sempre foi sobre nós

Sempre foi sobre nós Manuela D’Ávila


Compartilhe


Sempre foi sobre nós


Relatos da violência política de gênero no Brasil




Manuela d'Ávila traz importantes mulheres em livro que denuncia a violência política de gênero como um ataque à democracia.

Depois de enfrentar graves episódios de violência política de gênero, Manuela d'Ávila, uma das feministas mais ativas e relevantes do país, decidiu buscar histórias similares às suas. Assim nasceu Sempre foi sobre nós, livro que reúne relatos de mulheres com importante atuação na política brasileira e que sofreram violência durante a campanha eleitoral e o exercício do mandato. As vivências aqui apresentadas são chocantes não apenas pela agressividade das disputas políticas, mas por sua motivação intrínseca: todas as autoras foram e são atacadas quase diariamente apenas por serem o que são, mulheres.

As agressões relatadas vão desde notícias mentirosas e distorcidas da grande mídia, como as perpetradas contra Dilma Rousseff e Jandira Feghali, aos e-mails anônimos com ameaças de morte e estupro recebidos por Duda Salabert e Talíria Petrone. Chegam até mesmo ao marco da violência política, racista e de gênero brasileira, o assassinato da vereadora Marielle Franco e seu motorista Anderson, em 14 de março de 2018.

Sempre foi sobre nós é um documento histórico que dá nome ao fenômeno violência política de gênero. É também um convite para que a política seja repensada e para que situações de opressão não sejam mais toleradas. "Quando uma mulher entra na política, muda a mulher. Quando muitas entram, muda a política", são as palavras da ex-presidenta do Chile, Michelle Bachelet. Que estes relatos de fibra e bravura sirvam para além da denúncia, que sejam fonte de admiração e inspiração para um futuro mais igualitário.

Este livro conta com textos de: Anielle Franco, Áurea Carolina, Benedita da Silva, Bruna Rodrigues, Daiana Santos, Dilma Rousseff, Duda Salabert, Erika Hilton, Isa Penna, Jandira Feghali, Jô Moraes, Manuela d'Ávila, Maria do Rosário, Marina Silva, Marlise Matos, Sonia Guajajara, Tabata Amaral e Talíria Petrone.

Não-ficção / Política

Edições (2)

ver mais
Sempre foi sobre nós
Sempre Foi Sobre Nós

Similares

(5) ver mais
Revolução Laura
Por que lutamos?
E Se Fosse Você?
Nosso lugar

Resenhas para Sempre foi sobre nós (24)

ver mais
Sempre foi sobre mulheres
on 28/3/21


Me considero uma pessoa progressista, apoiador da causa feminista e igualdade de gênero. De todo modo, essa leitura me atingiu de uma maneira avassaladora. Me fez questionar se o que eu estava fazendo até então era suficiente e pensar em meios de intensificar a militância. O livro é sobre isso, sobre a violência estrutal que existe e que quer mostrar para mulheres que elas não podem/devem ocupar todos os lugares. Se após a leitura, você não se questionar também, sugiro que leia mais um... leia mais

Estatísticas

Desejam31
Trocam1
Avaliações 4.5 / 152
5
ranking 69
69%
4
ranking 28
28%
3
ranking 3
3%
2
ranking 0
0%
1
ranking 1
1%

10%

90%

Jenifer
cadastrou em:
08/03/2022 15:21:54
Roberto
editou em:
16/03/2022 17:24:53

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR