Senhor Proust

Senhor Proust Célest Albaret


Compartilhe


Senhor Proust


Lembranças recolhidas por Georges Belmont




“Querida Celeste” era assim que carinhosamente Marcel Proust tratava àquela que viveu ao seu lado durante os oito anos fundamentais de sua vida. Céleste era a empregada de Proust. Ela sabia todos os detalhes de sua vida. Conhecia seu passado, suas amizades, seus amores; sabia até o que ele pensava. Ela passava noites ao lado de Proust o ouvindo ler em voz alta capítulos de seus livros.



Após a morte de Marcel Proust, em 1922, Céleste Albaret foi uma das pessoas mais assediadas para contar as lembranças e as histórias vividas ao lado de um dos maiores nomes da literatura mundial. Durante 50 anos ela se recusou a falar sobre Proust. Para ela seria uma traição. Mas aos 82 anos Céleste mudou de idéia. Julgou que muitos escritores, mesmo não sabendo a verdade, estavam traindo Proust escrevendo sobre sua vida. Nasceu assim a obra Senhor Proust, considerada em matéria publicada no jornal Folha de São Paulo, em 2005, assinada pelo jornalista Alcino Leite Neto “o mais célebre livro escrito por um empregado.”



George Belmont ouviu a história de Céleste e a organizou em temas e capítulos. Senhor Proust ganhou uma adaptação para cinema. O filme “Céleste” foi dirigido pelo alemão Percy Adlon, e tinha Eva Mattes no papel principal.



Marcel Proust é cultuado e reconhecido como um dos grandes reinventores do romance moderno. Nascido em Anteuil, perto de Paris, em 1871 com diversos problemas de saúde, Proust tornou-se autor de clássicos da literatura como: Sodoma e Gomorra, Em Busca do Tempo Perdido, Os Prazeres e os Dias, Um Amor de Swann, entre outros. Ele morreu em 18 de novembro de 1922 em decorrência de complicações pulmonares.

Literatura Estrangeira

Edições (1)

ver mais
Senhor Proust

Similares


Resenhas para Senhor Proust (5)

ver mais
on 17/8/11


Terminei de ler esta biografia de Marcel Proust. Apesar dos erros de tradução e revisão, o livro me encantou. Não pela escrita em si, mas pela vida que ele levava, pela personalidade que tinha e pela forma como lidava com as pessoas (as que gostava e as que queria distantes). Leitura muito gostosa. ... leia mais

Estatísticas

Desejam59
Trocam1
Avaliações 4.0 / 25
5
ranking 40
40%
4
ranking 32
32%
3
ranking 20
20%
2
ranking 8
8%
1
ranking 0
0%

34%

66%

Luli
cadastrou em:
20/10/2009 22:32:39
C Henrique
editou em:
18/11/2016 23:49:23