Senhora

Senhora José de Alencar


Compartilhe


Senhora





Uma das obras mais românticas da literatura nacional, Senhora, de José de Alencar, apresenta como protagonista Aurélia Camargo, mulher de caráter firme e personalidade imperiosa, que aos dezoito anos já é dona de si.

Filha de uma pobre costureira, Aurélia namora com Fernando, que a rejeita para se casar com uma moça rica. Ao herdar uma grande fortuna do avô, Aurélia passa a ser muito disputada por pretendentes, mas resolve articular um plano para se casar com o ex-namorado.

Dividido em quatro partes que retratam uma transação mercantil - preço, quitação, posse e resgate – o romance se passa numa época em que ganância por posição social e casamentos por interesse eram mais importantes que o amor.

Romance / Literatura Brasileira / Ficção

Edições (97)

ver mais
Senhora
Senhora
Senhora
Senhora

Similares

(87) ver mais
Espumas Flutuantes
Til
Inocência
O Guarani

Resenhas para Senhora (595)

ver mais
Aurélia, uma feminista ao estilo José de Alencar
on 28/2/10


Senhora, na minha opinião, é uma das obras mais audaciosas de José de Alencar e talvez uma das pioneiras da literatura brasileira nos idos de 1800. Para os padrões da época, Aurélia, a protagonista, era um escândalo. Acho-a genial! Embora discorde da vingança como método para curar feridas, não dá para fingir que fico indiferente ao fato de uma mulher, em pleno século XIX, tomar as rédeas da própria vida. Ainda mais numa sociedade onde as mulheres mal existiam como indivíduos e mal era... leia mais

Vídeos Senhora (7)

ver mais
Resenha: Senhora - José de Alencar (sem spoiler)

Resenha: Senhora - José de Alencar (sem spoil

Senhora - José de Alencar | L&C

Senhora - José de Alencar | L&C


Estatísticas

Desejam917
Trocam657
Avaliações 3.8 / 23.085
5
ranking 31
31%
4
ranking 31
31%
3
ranking 27
27%
2
ranking 8
8%
1
ranking 3
3%

17%

83%

Michelle
cadastrou em:
15/01/2020 14:15:37