Senhora

Senhora José de Alencar


Compartilhe


Senhora (Grandes Leituras)





Aurélia Camargo, filha de uma pobre costureira e órfã de pai, apaixonou-se por Fernando Seixas – homem ambicioso - a quem namorou. Este, porém, desfez a relação, movido pela vontade de se casar com uma moça rica, Adelaide Amaral, e pelo dote ao qual teria direito de receber.
Passado algum tempo, Aurélia, já órfã de mãe também, recebe uma grande herança do avô e ascende socialmente. Passa, pois, a ser figura de destaque nos eventos da sociedade da época.
Dividida entre o amor e o orgulho ferido, ela encarrega seu tutor e tio, Lemos, de negociar seu casamento com Fernando por um dote de cem contos de réis. O acordo realizado inclui, como uma de suas cláusulas, o desconhecimento da identidade da noiva por parte do contratado até as vésperas do casamento.
Ao descobrir que sua noiva é Aurélia, Fernando se sente um felizardo, pois, na verdade, nunca deixara de amá-la. E abre seu coração para ela.
A jovem, porém, na noite de núpcias, deixa claro: "comprou-o" para representar o papel de marido que uma mulher na sua posição social deve ter. Dormiram em quartos separados. Aurélia não só não pretende entregar-se a ele, como aproveita as oportunidades que o cotidiano lhe oferece para criticá-lo com ironia. Durante meses, uma relação conjugal marcada pelas ofensas e o sarcasmo se desenvolve entre os dois.

Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Edições (106)

ver mais
Senhora
Senhora
Senhora
Senhora

Similares

(92) ver mais
Espumas Flutuantes
Til
Inocência
O Guarani

Resenhas para Senhora (1.399)

ver mais
Aurélia, uma feminista ao estilo José de Alencar
on 28/2/10


Senhora, na minha opinião, é uma das obras mais audaciosas de José de Alencar e talvez uma das pioneiras da literatura brasileira nos idos de 1800. Para os padrões da época, Aurélia, a protagonista, era um escândalo. Acho-a genial! Embora discorde da vingança como método para curar feridas, não dá para fingir que fico indiferente ao fato de uma mulher, em pleno século XIX, tomar as rédeas da própria vida. Ainda mais numa sociedade onde as mulheres mal existiam como indivíduos e mal era... leia mais

Vídeos Senhora (11)

ver mais
SENHORA, DE JOSÉ DE ALENCAR (#37)

SENHORA, DE JOSÉ DE ALENCAR (#37)

Senhora - José de Alencar | Manu Reis

Senhora - José de Alencar | Manu Reis

Senhora (José de Alencar) | Vandeir Freire

Senhora (José de Alencar) | Vandeir Freire


Estatísticas

Desejam963
Trocam650
Avaliações 3.8 / 30.028
5
ranking 31
31%
4
ranking 33
33%
3
ranking 26
26%
2
ranking 7
7%
1
ranking 2
2%

17%

83%

Pri
cadastrou em:
02/03/2009 07:59:52
Pedro
editou em:
12/07/2023 14:14:28
Pedro
aprovou em:
12/07/2023 14:15:03

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR