Ser Criança

Ser Criança Cristine Monteiro Mattar...


Compartilhe


Ser Criança


Uma compreensão existencial da experiência infantil




No conto João sem medo escrito pelos irmãos Grimm, João, o menino que nada temia, queria aprender a ter medo para assim ganhar maturidade. O pai, os irmãos, e os amigos de João procuraram ajudá-lo com base nas suas experiências e metodologias nessa tarefa para o menino aprendesse a ter medo. Dessa forma, o autor do conto nos mostra como aquilo que é peculiar a existência, ou seja, as contingências inesperadas, não decorre de um simples e mero aprendizado. A criança lidava com o mundo com aquilo que Henry James denomina da segunda volta do parafuso, ou seja, a imaginação. Esse autor esclare que ao contar uma história aos meninos, o adulto dá uma volta no parafuso, mas a criança dá sempre a segunda volta. Isso acontece porque a criança trabalha imaginativamente duplicando aquilo que lhe contaram. Por isso, todas as instruções e histórias que inventaram para que João aprendesse a ter medo, mostraram-se insuficientes para que ele aprendesse a ter medo. João na sua própria experiência, de súbito, repentinamente, assusta-se, treme e, então, aprende naquilo que Haufniensis denomina de Escola da Angústia, ou seja, a vida mesmo, de modo inesperado, como em um salto, aqpresenta a João seu caráter de vulnerabilidade.

Filosofia / Psicologia

Edições (1)

ver mais
Ser Criança

Similares

(2) ver mais
A escuta e a fala em psicoterapia
Fenomelogia e Práticas clínicas

Estatísticas

Desejam8
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.3 / 4
5
ranking 25
25%
4
ranking 75
75%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

7%

93%

Aline
cadastrou em:
04/08/2015 13:25:08

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR