Sermão de Santo António aos Peixes

Sermão de Santo António aos Peixes Padre António Vieira


Compartilhe


Sermão de Santo António aos Peixes





O Sermão de Santo António aos Peixes é uma obra de grande envergadura literária, que engloba um poder imaginativo que está além do seu tempo, uma capacidade oratória muito eloquente e um poder satírico bastante apurado. O padre jesuíta toma os peixes como encarnação das características humanas, tanto os vícios como as virtudes, transformando a sua obra numa alegoria onde a pessoa humana é metaforicamente representada pelos animais aquáticos.
Embora os vícios e defeitos que os peixes representam sejam uma reflexão dos colonos brasileiros que exploravam os índios nativos (e são, por isso, severamente censurados no sermão), a obra tornou-se intemporal — a diversidade de peixes que existem, a sua ambição pelo poder e domínio, e a avidez de se comerem uns aos outros para atingirem as próprias metas tornam os animais tão vinculados com os humanos que todas as épocas são a época do sermão.

Filosofia / Pedagogia

Edições (1)

ver mais
Sermão de Santo António aos Peixes

Similares

(2) ver mais
Sermão de Santo António (aos peixes)
Sermões Vieira

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.5 / 4
5
ranking 25
25%
4
ranking 25
25%
3
ranking 25
25%
2
ranking 25
25%
1
ranking 0
0%

14%

86%

Rúben Oliveira
cadastrou em:
20/09/2018 07:10:12

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR