Sertão mar

Sertão mar Ismail Xavier


Compartilhe


Sertão mar (Espírito Crítico)


Glauber Rocha e a estética da fome




Sertão mar: Glauber Rocha e a estética da fome é um clássico dos estudos cinematográficos brasileiros. Com ele, a obra de Glauber ganhou um nível de compreensão inédito, fundamentado agora, para além da sempre intuída genialidade do diretor, na análise minuciosa da forma de seus filmes, repassados a um só tempo em sua estrutura geral e em cada fotograma. Mas o que faz a têmpera deste livro é a combinação de close reading com a dinâmica sócio-política dos anos 1960 no Brasil, que inspirou movimentos como o Cinema Novo, do qual o diretor foi líder, além de manifestações semelhantes no teatro e na canção popular.

Para melhor ressaltar a originalidade de filmes como Barravento (1962), a estreia de Glauber, e Deus e diabo na terra do sol (1964), que o situou imediatamente entre os grandes cineastas do século XX, Ismail Xavier estabelece um contraponto com O cangaceiro (1953) e O pagador de promessas (1962), duas produções brasileiras que também tiveram reconhecimento internacional, mas pela via inversa da adesão aos padrões hollywoodianos. A partir daí, entendemos por que Glauber Rocha tenha realizado como nenhum outro a fusão de cinema de vanguarda e o que ele mesmo chamou de estética da fome, transformando as precárias condições do Terceiro Mundo em motor da invenção e não em obstáculo para ela.

Esta nova edição inclui em apêndice o posfácio de Leandro Saraiva à 2ª edição do livro (2007), o prefácio de Mateus Araújo à edição francesa (2008), e uma entrevista do autor a Vinicius Dantas realizada em 1983.

Cinema

Edições (2)

ver mais
Sertão mar
Sertão Mar

Similares

(5) ver mais
Alegorias do subdesenvolvimento
Revolução do Cinema Novo
A função social da guerra na sociedade tupinambá
Vento Norte

Resenhas para Sertão mar (1)

ver mais
on 10/11/21


Um dos melhores estudos sobre a obra de Glauber Rocha e sua proposta de cinema baseada na ruptura estética com cinema dominante nos moldes hollywoodianos e da produção nacional vigente. Ele analisa os primeiros filmes do cineasta, ?Barravento? e ?Deus e o diabo na terra do sol?, usando como contrapontos os filmes ?o pagador de promessas? e ?o cangaceiro?, comparando as diferenças de abordagem nos temas religioso e sertanejo, respectivamente, deixando mais explícita a revolução estética... leia mais

Estatísticas

Desejam13
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.0 / 22
5
ranking 32
32%
4
ranking 45
45%
3
ranking 14
14%
2
ranking 5
5%
1
ranking 5
5%

44%

56%

Jenifer
cadastrou em:
25/06/2019 17:18:51
Perigor
editou em:
20/07/2022 16:54:46

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR