Sete

Sete José Inácio Vieira de Melo


Compartilhe


Sete





Sete é o novo livro de poemas de José Inácio Vieira de Melo. Publicado pela editora 7Letras, o livro está permeado pelo mística que envolve o número 7.

Como o próprio título indica, Sete é o sétimo livro de José Inácio. Está dividido em sete capítulos, que, por sua vez, estão divididos em sete partes, e cada parte, divididas em sete estrofes. E dos sete capítulos, três são todos compostos em versos de sete sílabas. Sétimo filho de uma família de nove irmãos, sendo o terceiro dos cinco que vingaram, JIVM se deixa imbuir pela força do 7, número bíblico da plenitude, para compor seu novo poemário.

O livro conta com apresentação do ficcionista e dramaturgo Ronaldo Correia de Brito e dos poetas Salgado Maranhão e Thiago de Mello. A fotografia é do mineiro Ricardo Prado e as capas e ilustrações são da artista plástica pernambucana Hallina Beltrão. Outra peculiaridade do livro Sete é que ele tem três capas diferentes.

No posfácio, assinado pelo escritor Ronaldo Correia de Brito, ele afirma: “Sete é um livro marcado a ferro pela poesia de José Inácio: exaltada, sensual, repleta de metáforas. (...) A poesia quase religiosa e agudamente erótica aproxima José Inácio dos poetas místicos e dos profetas bíblicos e sertanejos, com delírios em que se misturam os sete olhos de Deus e a besta infernal do Apocalipse”.

Já o poeta Salgado Maranhão, responsável pelo texto das orelhas, destaca: “Semelhante a um quadro cubista, a poética de José Inácio Vieira de Melo, comporta as deformações do discurso anti-linear, e não se rende a uma lógica redutora. Aqui, as vozes se aconchegam oriundas de múltiplas origens, cuja meta principal é a sinfonia do encantamento. De tal modo que, não há como não identificá-lo, com destaque, no panorama das poéticas brasileiras de hoje”.

Na quartacapa, o poeta amazonense Thiago de Mello, em um texto síntese, vaticina: “O leitor vai seguir a senda mágica, que se prolonga musical nas páginas encantadas do Sete. Eu simplesmente concedo que não me engano. José Inácio Vieira de Melo é uma voz que vem atravessar o tempo, cantando no caminho da Poesia brasileira”.

(Texto completo em: http://jivmcavaleirodefogo.blogspot.com.br/2015/09/sete-novo-livro-de-jose-inacio-vieira.html)

Poemas, poesias

Edições (1)

ver mais
Sete

Similares


Resenhas para Sete (1)

ver mais
Uma poesia mística, de José Inácio Vieira de Melo
on 13/1/24


Não esperava que eu fosse gostar tanto de um livro de poesias, como esse! A relação do poeta alagoano com o número 7, ao longo de toda a sua vida, faz das poesias desse livro ainda mais incríveis. "Sete", o sétimo livro, do sétimo filho de uma geração, conta com 7 poemas, de 7 estrofes cada, e, alguns, ainda contam com versos heptassílabos, fazendo referências a tal número e a outras temáticas da vida, do Universo e de Deus. A forma como José Inácio escreve os seus poemas, de uma fo... leia mais

Estatísticas

Desejam2
Trocam1
Avaliações 3.4 / 7
5
ranking 14
14%
4
ranking 43
43%
3
ranking 14
14%
2
ranking 29
29%
1
ranking 0
0%

45%

55%

Gildeone0
cadastrou em:
17/10/2015 13:14:56

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR