Seu rosto amanhã

Seu rosto amanhã Javier Marías


Compartilhe


Seu rosto amanhã #1


Febre e lança




De volta à Inglaterra, um homem se junta a um grupo de velhos espiões da Segunda Guerra. Em comum, eles têm o poder de prever o futuro e, assim, evitar traições. Uma narrativa de grande engenhosidade, que se equilibra entre o humor e a reflexão. Autor de Coração tão branco, Javier Marías é um dos mais importantes escritores espanhóis contemporâneos.

O narrador de Seu rosto amanhã é um ex-professor da Universidade de Oxford que, depois de se separar da mulher, resolve voltar à Inglaterra. Guiado por outro professor aposentado, ele encontra um grupo de velhos espiões do núcleo do Serviço Secreto britânico que atuaram contra o nazismo durante a Segunda Guerra. Surpreendentemente, eles continuam na ativa, mas com novo e misterioso objetivo.

O narrador é descoberto pelos espiões, que reconhecem nele o mesmo dom (ou maldição) que possuem: a capacidade de prever traições ao surpreender em rostos e gestos o comportamento futuro das pessoas. Sem saber exatamente por quê, o ex-professor começa a trabalhar para o grupo.

Com grande engenhosidade, a narrativa segue no limite entre humor e reflexão. Toda a trama de Seu rosto amanhã se baseia na desconfiança. O passado dos que foram traídos e delatados precisa ser reescrito. A irônica advertência inicial do romance de que "ninguém deveria contar nada nunca" não é (e nem poderia ser) seguida pelo narrador. Se contar é o ofício dos delatores, também é a razão de ser da literatura. "O relato nos afeta mais do que os fatos, mesmo o relato do que nunca ocorreu.", escreve Javier Marías.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (1)

ver mais
Seu rosto amanhã

Similares

(13) ver mais
Veneno, sombra e adeus
Seu rosto amanhã
Seu rosto amanhã
Coração tão branco

Resenhas para Seu rosto amanhã (8)

ver mais
Silêncios impossíveis

Javier Marías é um escritor para leitores pacientes. É uma virtude necessária para aproveitar a densa prosa de um dos maiores romancistas vivos. Aqui, a literatura ligeira não tem vez. O primeiro volume do monumental "Seu rosto amanhã", dividido em três tomos, propõe, como de costume na obra deste espanhol, uma discussão de cunho filosófico. Interessa a Marías muito mais a reflexão do que a ação, mesmo que a trama envolva espionagem. E a grande questão desta vez é: o que está impl... leia mais

Estatísticas

Desejam82
Trocam1
Avaliações 4.2 / 51
5
ranking 47
47%
4
ranking 33
33%
3
ranking 14
14%
2
ranking 2
2%
1
ranking 4
4%

39%

61%

Nina
cadastrou em:
15/02/2009 03:55:49
Alê | @alexandrejjr
editou em:
15/06/2022 14:25:37

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR