Seus olhos viam Deus

Seus olhos viam Deus Zora Neale Hurston


Compartilhe


Seus olhos viam Deus





Um clássico de Zora Neale Hurston que conta a história épica de Janie Crawford em sua busca por uma identidade. Uma jornada sobre o amor, as alegrias e as tristezas da vida.

Aclamado como o mais belo romance da literatura negra norte-americana de sua época, Seus olhos viam Deus descreve a trajetória de Janie Crawford, uma heroína afro-americana que enfrenta o tabu de escolher o próprio destino na Flórida da década de 1930.

Hurston não escreve, especificamente, sobre a discriminação num mundo dominado por brancos ― o que lhe rendeu algumas críticas de militantes pelos direitos dos negros ―, mas é precisa na construção da tensão dos relacionamentos. O uso de dialetos e da linguagem coloquial em Seus olhos viam Deus atraiu para a escritora a crítica de outros autores negros, que a acusavam de uma atitude paternalista em relação aos brancos. Para estes, Hurston concedia aos brancos os estereótipos culturais negros esperados pela classe dominante. A escritora, que chegou a ganhar uma bolsa de estudos da Fundação Guggenheim em 1937, foi recebida com certa resistência por autores ligados ao Renascimento do Harlem e praticamente ignorada nos anos 1950 e 1960. Anos mais tarde, no entanto, quando aslutas dos movimentos negros abriram espaço para a literatura negra nas universidades dos Estados Unidos, o talento literário de Zora foi reconhecido ao lado de grandes figuras do feminismo negro, como Audre Lorde e Alice Walker, e a admiração tomou o lugar da crítica.

Surgia assim um amplo movimento liderado por pensadoras e ativistas afro-americanas, dedicadas a traçar as matrilinhagens da intelectualidade negra, e que reverenciam Seus olhos viam Deus como uma “obra-mestra” (ou maestrapiece, como propôs Alice Walker).

Seus olhos viam Deus acompanha o retorno à terra natal, depois de uma longa ausência, de Janie Crawford. Seus compatriotas, principalmente as mulheres, são desinteressantes e nada amistosos, sempre fofocando, engalfinhados em cochichos na porta de casa. O assunto preferido de Janie são suas aventuras amorosas: casada aos 12 anos com um homem muito mais velho ― e muito mais rico ―, por intervenção da avó, ela foge em busca de um caminho próprio.

A heroína de Seus olhos viam Deus incorpora o inconformismo com o status quo. Uma revolta contra o que se espera de uma mulher pobre e negra. Ela denuncia a violência contra as mulheres em geral e as negras em particular. Casada três vezes e acusada de matar um dos maridos, Janie Crawford atrai para si a inveja das mulheres e o ódio dos homens. A miríade de emoções que a volta da filha pródiga causa aos moradores da pequena cidade nos confins da Flórida leva Janie a tentar se justificar, abrindo seus segredos para a amiga Pheoby.

“Não há livro mais importante que esse.”
Alice Walker, autora de A cor púrpura

“Há uma bela simetria entre texto e contexto no caso de Seus olhos viam Deus: o livro afirma e celebra a cultura negra.”
Mary Helen Washington, crítica literária, ensaísta, professora da Universidade de Maryland

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (3)

ver mais
Seus olhos viam Deus
Seus olhos viam Deus
Seus olhos viam Deus

Similares

(5) ver mais
Their Eyes Were Watching God
Seus olhos viam Deus
A cor púrpura
Eu sei por que o pássaro canta na gaiola

Resenhas para Seus olhos viam Deus (27)

ver mais
Lido ????? Um clássico da autora Zora Neale Hurston, o livro nos conta a história de Jane. Uma mulher negra que, apesar da época em que viveu, conseguiu moldar o próprio destino seguindo o seu coração. Ela foi corajosa ao abandonar o primeiro marido, pois não o amava e não queria viver a vida ao lado de um homem velho e sem ambições. Ao fugir com seu segundo marido, ela conhece um mundo novo. Ele torna-se político e faz dela uma primeira-dama. Proprietários de vários imóveis e um merca... leia mais

Vídeos Seus olhos viam Deus (2)

ver mais
Their Eyes Were Watching God Trailer

Their Eyes Were Watching God Trailer


Estatísticas

Desejam134
Trocam1
Avaliações 4.4 / 171
5
ranking 60
60%
4
ranking 29
29%
3
ranking 11
11%
2
ranking 1
1%
1
ranking 0
0%

19%

81%

Jenifer
cadastrou em:
16/07/2021 15:51:50
Jenifer
editou em:
06/07/2022 19:08:12

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR