Sexo Privilegiado

Sexo Privilegiado Martin Van Creveld




Sexo Privilegiado


O Fim do Mito da Fragilidade Feminina




Este livro defende uma tese incendiária para os dias atuais, onde reina o absolutismo feminista: são as mulheres, e não os homens, o gênero privilegiado ao longo da história. Historiador militar, Creveld não é nenhum louco misógino, sua argumentação é irretocável e sua pesquisa, extensa e bem fundamentada. O livro é organizado com muita clareza. Os capítulos, dedicados à vida econômica, à saúde, à seguridade social ou às questões militares, entre outros, apresentam exemplos e argumentos de difícil contestação.

No capítulo sobre os rigores da lei, por exemplo, ele mostra, com estatísticas e casos específicos, que mulheres criminosas têm menos chances de ir para a cadeia; quando vão, de serem julgadas; se forem, de condenação; se condenadas, de receberem penas longas e, por fim, se as receberem, cumprirão a sentença em cadeias muito mais salutares do que as masculinas. O campo de estudo do livro é bem vasto e os exemplos, muito variados.

Desde a desmistificação da suposta opressão dos gregos às mulheres até os dados mais recentes sobre longevidade e qualidade de vida, sem esquecer a inquisição católica ou as guerras, todo o livro é uma coleção impressionante de exemplos de privilégios femininos numa desigualdade que só perdurou, na visão do autor, porque a eles correspondiam os direitos que foram exclusivos dos homens ao longo da história.

Política / Sociologia

Edições (1)

ver mais
Sexo Privilegiado

Similares

(11) ver mais
O Homem Domado
anatomy of female power
All About Women
O Outro Lado do Feminismo

Resenhas para Sexo Privilegiado (1)

ver mais
É um contraponto!!!

Na minha opinião, esse não é um livro contra o feminismo. Eu acho que a maior lição do livro é mostrar como as nossas ideias são feitas baseando-se apenas em uma pequena parte da verdade!!! A impressão com que fiquei após ler é que o machismo e o controle social sobre a mulher é uma moeda: de um lado você tem algumas violências contra a mulher, mas de outro você tem violências de que as mulheres são histórica e socialmente protegidas. Não se trata simplesmente de negar o discurs... leia mais

Estatísticas

Desejam45
Trocam1
Avaliações 4.6 / 14
5
ranking 71
71%
4
ranking 21
21%
3
ranking 7
7%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

60%

40%

Anna Duzzi
cadastrou em:
25/01/2009 22:45:11
VINICIVS
editou em:
11/03/2018 05:54:01