Shinran Shnin é considerado o fundador do Jdo Shinshu, do qual o grande erudito D. T. Suzuki escreveu: De todos os desenvolvimentos que o Buddhismo Mahyna conquistou no Extremo Oriente, o mais extraordinário é o ensinamento Shin da escola da Terra Pura.
Shinran Shnin é o nome completo e o título pelo qual o fundador do Jdo Shinshu é reverenciado, porém, frequentemente, ele é designado somente como Shinran. Shnin significa pessoa humilde e pura, e é um honorífico dado a Shinran pelos seus discípulos; Shinran nunca o usou para se referir a si mesmo.
Shinran usou cinco nomes durante sua vida. Isso era uma prática comum durante aquele período quando nomes eram trocados por ocasião de importantes eventos. A tradição diz que lhe foi dado o nome Matsuwakamaru ao nascer. Por ter recebido o hábito de monge aos 8 anos, foi lhe concedido o nome de Hannen. Foi-lhe dado o nome Zenshinsh Shakku na idade de 28 anos, quando o mestre Hnen o admitiu como discípulo. Quando foi exilado pelo governo, aos 34 anos, ele foi forçado a assumir o nome secular de Fujii Yoshizane.
O nome Shinran foi escolhido depois de muitos anos. Em nenhum lugar Shinran falou sobre a razão de ter escolhido este nome, porém, estudiosos creem que ele tenha se identificado doutrinalmente com duas importantes figuras buddhistas: Tenjin (Tenshin) Bosatsu e Donran Daishi.
Tenjin Bosatsu foi um sábio monge buddhista que é mais conhecido fora do Japão pelo seu nome indiano de Vasubandhu. Tenjin foi o nome dado para Vasubandhu quando suas primeiras obras foram traduzidas para o chinês. Mais tarde, um erudito atribuiu caracteres chineses para Vasubandhu que, em japonês, é lido Sesshin, e esse é o modo pelo qual ele é frequentemente designado no Japão pelas outras denominações buddhistas. Como Shinran usou textos onde Vasubandhu é chamado de Tenjin, entretatno, é desse modo que ele é conhecido no Shinshu. Tenjin Bosatsu nasceu aproximadamente em 320 da era moderna e morreu por volta do ano 400. Ele enfatizou a fé sincera no Voto Causal do Buddha Amida. O seu trabalho mais conhecido é o Jdoron (Discursos sobre a Terra Pura) em um volume.
Tan-luan foi um sábio monge chinês e, no Japão, é conhecido como Donran Daishi. Ele viveu entre 476 e 542 d.C. Donran ensinou que a iluminação por meio de jiriki (esforço por si próprio) é um caminho difícil que só poucos podem conseguir, enquanto a iluminação por meio de tariki (o poder centrado no Buddha) era um caminho que poderia ser seguido por pessoas comuns. Sua obra mais conhecido é o jronchu (Comentário sobre o Jdoron de Tenjin).
Shinran selecionou sete notáveis monges-sábios buddhistas como seus antepassados espirituais e celebrizou-os em seu Shshinge (Hinos sobre a Verdadeira Fé). Dos sete, Tenjin Bosatsu foi o segundo antepassado espiritual e Donran Daishi, o terceiro.
Quando Shinran anunciou seu nome, ele foi seguido pelo seu próprio título de gutoku, que significa ignorante de cabelo curto. São muitos os comentários que tentam explicar o significado desse título, porém, são todos especulativos; Shinran nunca explicou porque ele o escolheu. De todos os escritos de Shinran em seus últimos anos ele usou o nome e título de Gutoku Shinran.
Seiscentos anos após sua morte, o imperador Meiji conferiu o nome e o título de Kenshin Daishi para Shinran. Esse nome significa Grande Mestre, Profeta da Verdade.