Silogismos da Amargura

Silogismos da Amargura Emil Cioran


Compartilhe


Silogismos da Amargura





Dividido em dez partes, Silogismos da amargura é um conjunto de aforismos sobre diversos temas como Ocidente, religião, amor, história e, claro, a asfixia que a vida cotidiana imprime ao ser humano, este eterno atormentado. Uma das obras mais traduzidas e mais apreciadas de Cioran, Silogismos não obteve grande sucesso quando foi lançado originalmente, há décadas.

Com o passar do tempo, no entanto, foi sendo cada vez mais apreciado, por sucessivas gerações de jovens que o elegeram como uma espécie de guia para quem acredita que a vida é uma tragicomédia que se toca "por distração ou vício". Silogismos apóia-se sobre dois temas básicos: a noção do mal, teológica, e a decadência da civilização ocidental, histórica. E com suas brilhantes alfinetadas na poesia, no amor e na intelectualidade justifica amplamente a atração permanente que exerce.

Ensaios / Filosofia

Edições (2)

ver mais
Silogismos da Amargura
Silogismos da Amargura

Similares

(26) ver mais
Sombrio e Tropical
Provocações Reflexivas & Reflexões Provocativas
Os Mortos
História e Utopia

Resenhas para Silogismos da Amargura (5)

ver mais
Amarguras e pessimismos
on 27/2/13


O pessimismo é a matéria prima de Cioran, que neste livro soma-se com a amargura e coloca em palavras angustias profundas sobre a existência, que para o autor é algo inconveniente. Em uma série de sentenças, Emil Cioran discorre sobre os vários temas que lhe são caros em seus escritos: a ideia de mal, a religião e o que está ligado a ela, a civilização, o Ocidente. Com uma série de colocações que caminham - sem se preocupara com os limites – entre as constatações filosóficas e a lit... leia mais

Estatísticas

Desejam51
Trocam1
Avaliações 4.3 / 135
5
ranking 54
54%
4
ranking 28
28%
3
ranking 14
14%
2
ranking 3
3%
1
ranking 1
1%

65%

35%

Mapeli
cadastrou em:
05/01/2010 18:08:32
Cioran E.
editou em:
20/10/2017 20:59:08